» Alimentos » Receitas » Como enfeitar bolo de aniversario

Como enfeitar bolo de aniversario

Galeria
Como enfeitar bolo de aniversario

Confeitar um bolo de aniversário pode parecer uma tarefa muito difícil, mas com criatividade pode-se enfeitar um bolo e deixá-lo com aspecto de bolo de confeitaria. Para decorá-lo é necessário observar qual o sabor dele. Se o bolo é de chocolate, por exemplo, pode-se utilizar raspas de chocolate. Pode-se abusar de frutas e doces para criar e tornar ainda mais bonito o bolo de aniversário. Vamos aprender como fazer o passo a passo?

Instruções

Coisas que você precisa

  • glacê
  • frutas em calda
  • raspas de chocolate
  • chantilly
  • marshmalow
  • bicos de confeitar
  • morango
  1. 1

    Primeiramente utiliza-se uma cobertura para cobrir o bolo. Essa cobertura pode ser de chantilly, manteiga vegetal batida com açucar refinado, marshmallow ou clara de ovos batidas em neve com açucar de confeitero. Escolha qualquer uma dessas opções e cubra o bolo com uma espátula deixando uma superfície lisa e uniforme. Com um bico de confeitar faça desenhos ou simplesmente decore as bordas e laterais do bolo com florzinhas feitas com o próprio bico. Essa é a base para começar a enfeitar o bolo de aniversário.

  2. 2

    Estando a base pronta separe pedaços de chocolate em barra, frutas como morango ou ameixa em calda, pêssego em calda, abacaxi e figo em calda. Use também cerejas ou castanhas. Pode-se utilizar com enfeite bombons cortado ao meio e docinhos como jujuba e confete por exemplo. Escolha quais frutas irá utilizar para decorar o bolo, pois apresentamos aqui algumas possibilidades, porém a mistura de muitos tipos diferentes de frutas sobre o bolo pode ficar desarmoniosa.

  3. 3

    Escolhidas as frutas e doces que irá utilizar, vá distribuindo sobre o bolo de maneira que forme uma montagem, como se fosse um desenho. Por exemplo, pode-se formar uma flor ou simplesmente um circulo caso o bolo seja redondo. Se for retangular, pode-se seguir as linhas das extremidades do bolo e ir decorando com morangos ou ameixas, por exemplo. A dica é usar uma fruta ou um docinho como miolo de uma flor e fazer o desenho utilizando raspas de chocolate ou bombons cortados ao meio. Procure combinar as cores dos doces de forma que armonizem com a cor da cobertura e com o chocolate, caso este seja utilizado.

  4. 4

    Mais uma dica para enfeitar bolos de aniversário é optar pela pasta americana, nesse caso deve-se abrí-la com o rolo de abrir massas e colocá-la sobre o bolo. Com as mãos vá alisando a pasta de forma que ela grude no glacê do bolo. Utilize as mãos ou o fundo de uma colher para ir alisando a pasta. Corte as sobras e enfeite por cima com a própria pasta americana, porém faça formas como laços, corações e flores com a pasta para aplicá-los por cima enfeitando o bolo. Seja criativo e se inspire em personagens ou elementos da natureza como bichinhos, flores e folhas.

Dicas e AVISOS
  • Escorra bem as frutas em calda
  • não deixar muito tempo no freezer senão as frutas congelam
Comentários
blog comments powered by Disqus