» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como engomar croche

Como engomar croche

Galeria
Como engomar croche

Algumas peças feitas em crochê precisam ser engomadas para dar um toque a mais. Toalhinhas de centro de mesa, tapetes entre outras peças ganham outra imagem quando são engomados. A arte de engomar, para quem não tem o costume de fazê-la pode parecer difícil à primeira vista mas não é. Engomar uma peça não tem como objetivo somente endurecer o trabalho. A verdade é que um trabalho em crochê engomado mostra e define melhor os pontos além de encorpar mais a peça. Há várias formas e receitas para fazer a goma, aqui será mostrado duas receitas tradicionais que são mais indicadas para esse caso.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A goma é feita com Amido de milho o mesmo utilizado para culinária. A cada 1 litro de água coloque 1 colher de sopa cheia de amido de milho. Junte em uma panela o Amido de milho e a água sempre mexendo bem para não empelotar. Coloque no fogo a mistura e assim que começar a endurecer retire do fogo. Caso deseje que sua peça fique mais engomada coloque duas colheres de sopa cheia na mistura em vez de uma.

  2. 2

    Espere a mistura esfriar para poder colocar a peça, isso evita queimaduras e o cozimento desnecessário da mesma. Mergulhe as peças totalmente e deixe alguns minutos para engomar dentro da panela, em seguida deixe secar normalmente sempre na sombra. Caso não queira deixar a peça de crochê muito engomada e dura exprema delicadamente assim que tirá-la da água e deixar secar normalmente na sombra.

  3. 3

    Quando a peça de crochê ainda estiver úmida passe o ferro de passar. Coloque sempre um pano ou tecido de algodão entre a peça e o ferro para não queimá-la. Esse procedimento ajuda a abrir os pontos e detalhar melhor a peça.

  4. 4

    Outra dica é utilizar em vez de amido de milho o arroz. Coloque em uma panela o arroz para cozinhar com o dobro a mais água do que normalmente colocaria. Quando o arroz estiver cozido e a água ficar mais grossa está no ponto. Separe a água do arroz e deixa esfriar. Depois de fria você pode borrifar essa água em cima das peças em crochê. A seguir deixe a peça secar na sombra. Quando estiver quase secando você pode fazer o mesmo procedimento do ferro mas sempre com um pano de algodão no meio entre a peça e o ferro. Esse método é tão eficaz quando a receita feita com Amido de milho e não estraga os fios.

Comentários
blog comments powered by Disqus