» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como engomar tecido

Como engomar tecido

Galeria
Como engomar tecido

Engomar é a forma de alisar o tecido com um ferro com altas temperaturas e vapor.

É importante engomar a sua roupa após cada lavagem para combater bactéria e bichos que possam surgir durante a lavagem ou a secagem. Também é uma forma de estar mais apresentável e com aspecto limpo e nos tempos que correm manter uma imagem aprumada é muito importante.

Para poder engomar a sua roupa são necessários uma tábuae um ferro de passar.

Existem vários ferros para poder realizar esta tarefa: ferros a vapor tradicional, ferros com caldeira com reservatório removível e ferros com caldeira com reservatório fixo.

O ferro a vapor tradicional é mais indicado para famílias pequenas ou para engomar pouca roupa. Aquece rápido e com facilidade.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Antes de ligar o seu ferro, seja ele tradicional ou com caldeira, verifique se este tem o reservatório com água até ao limite indicado. Depois ligue o ferro à corrente. Deixe aquecer até que a luz, normalmente vermelha, se apague. Quando esta se apagar, o ferro atingiu a temperatura indicada para poder iniciar a sua tarefa de engomar roupa.

  2. 2

    Pegueuma peça de roupa e coloque-a em cima da tábua bem esticada e sem dobras para facilitar o ato de engomar. Com as mãos, ajude a esticar o tecido. Passe o ferro por toda a superfície do tecido. Caso tenha zonas mais enrugadas, aproveite para utilizar o vapor, para que seja mais fácil removê-las.

    Também deve-se utilizar a tábua para camisas, para ajudar a passar as mangas, tecidos mais justos e difíceis de alcançar. Caso verifique algum vinco, utilize um pouco de água sobre o tecido dobrado, estique-o de novo bem esticado e passe o ferro até o tecido secar.

    Deve ter em atenção não deixar o ferro por muito tempo sobre o tecido, caso contrário pode queimá-lo. O ferro de engomar deve ser passado sempre em movimento no tecido para evitar queimaduras.

  3. 3

    Existem outros cuidados com o ferro de engomar com a temperatura, pois pode provocar queimaduras. Tenha o mesmo cuidado com os ferros que podem emitir grandes quantidades de vapor. Mantenha sempre o ferro quente longe do alcance de crianças.

    Assim sendo e caso tenha seguido todos os passos, para executar a tarefa de engomar com sucesso. Todo o resto vem com a prática.

Comentários
blog comments powered by Disqus