» Saúde » Controle de Peso e Imagem Corporal » Como engordar um cavalo

Como engordar um cavalo

Galeria
Como engordar um cavalo

O cavalo é um animal herbívoro como os bois e ovelhas, porém não possui o rumem, que é a câmara de fermentação das folhas no estômago, por isso a nutrição para esses animais deve ser diferente para engordá-los. Para engordar o cavalo, você precisa de alguns detalhes levando em consideração sua fisiologia e quantidade de trabalho, confira as ótimas dicas.


Instruções
  1. 1

    A primeira consideração quando se vai engordar um cavalo é saber a quantidade de energia que ele gasta diariamente. Para isso, você deve avaliar qual é o trabalho exercido pelo cavalo, se ele trabalha na fazenda (cavalo de tração), se ele recebe treinos diários para competições (trabalho de esporte) ou se ele é apenas usado para o lazer dos donos (cavalo de passeio).

  2. 2

    Os cavalos de passeio gastam uma menor quantidade de energia por dia, por isso você deve oferecer uma pastagem de boa qualidade ou feno de alfafa, e complementar com uma boa ração, para que ele engorde e mantenha o peso.

  3. 3

    Se o cavalo é para esportes, ele precisa de uma nutrição mais detalhada, um pasto de ótima qualidade e, se preciso, consulte um profissional de nutrição animal (zootecnista) para que formule uma ração adequada. Os cavalos de esportes sempre precisam do complemento de ração para engordar, pois gastam muita energia.

  4. 4

    O cavalo de tração é o que mais gasta energia, pois o trabalho na fazenda costuma ser intenso, por isso ele precisa de um pasto bom, de preferência rotacionado e uma ração boa para que a quantidade de energia que ele come seja maior que a quantidade que ele gasta, e, com isso, engordar.
    Caso o cavalo esteja muito debilitado, programe para que ele trabalhe menos na fazenda, ou deixe-o em repouso por alguns meses, até ele se recuperar.

  5. 5

    O mais importante para um cavalo engordar é que ele esteja livre de doenças e de parasitas, por isso faça as vermifugações e vacinações adequadas, controle os carrapatos e outros parasitas.











Dicas e AVISOS
  • Um pasto de boa qualidade é aquele que tenha boa quantidade de matéria verde e que o cavalo goste de consumir.
  • O uso de óleo na ração pode aumentar a concentração energética sem aumentar a quantidade de alimento ingerido.
  • Se optar pelo feno, verifique se ele foi feito corretamente e está livre de mofos e com um cheiro característico adequado.
  • O cavalo não gosta do pasto de brachiaria decumbens, caso você tenha esse pasto misturado com outro na pastagem, ele não comerá.
Comentários
blog comments powered by Disqus