» Família » Como Ensinar as Crianças a se Organizar

Como Ensinar as Crianças a se Organizar

Galeria
Estimule as crianças a fazer as tarefas diárias

As tarefas domésticas beneficiam as crianças e isso agrega valores como: responsabilidade, valorização do trabalho duro e a importância de ajudar o próximo. Porém muitas crianças resistem a isso e seus pais nem sabem, como fazer com que os seus filhos ajudem nas tarefas diárias, sem estresse e ter que chamar a atenção dos filhos.

Uma forma de reduzir a quantidade de estresse envolvido nisso, é planejar um cronograma eficiente e atribuir um número de tarefas e quais os tipos de tarefas que ele precisa fazer. Ao distribuir-lhe um número de tarefas, você aumenta a chance que ele complete o trabalho doméstico.

Outra forma para fazer com que seu filho se interessa por tarefas domésticas é organizando uma lista de tarefas com incentivos definidos. Por isso inclua seus filhos na criação da lista e organize os incetivos de acordo com a idade da criança e no tipo de tarefa.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Faça um cronograma e cole em uma área centra da casa coloque em prática as tarefas que sua criança deve fazer de acordo com sua idade. As crianças de 2 a 3 anos já podem pegar roupas sujas e colocar no cesto, guardar seus brinquedos dependendo da criança já pode até arrumar sua própria cama. Já crianças maiores, podem ajudar a fazer outras tarefas domésticas de maior responsabilidade como: ajudar a pôr a mesa, limpar a mesa, dar comida e água ao seu animal de estimação, lavar a louça, tirar o lixo e ajudar com a roupa.

  2. 2

    Escolha as atividades para seu filho, de acordo com sua capacidade e seu interesse. Determine quais as atividades que ele deve completar cada dia. Observe se ele gosta de realizar tal atividade ou se deveria repassar a tal atividade para outro membro da família. Por isso é importante antes de atribuir tarefas pedir a opinião dele para as tarefas pelas quais será responsável.

  3. 3

    Adicione incentivos e concentre os seus esforços para que as crianças completem as tarefas. Adicionando incentivos como colocar um preço em cada tarefa realizada. Assim você acaba criando uma competição para as tarefas diárias pagando uma gratificação por isso, então é importante que você ache uma forma justa para fazer essa divisão.

  4. 4

    Crie uma forma de manter os incentivos simples e barato. Baseando-se na escala de pagamento da tarefa se a criança completar a tarefa assegure com que ela seja premiada com R$ 1,00 ou R$ 5,00. Mas não esqueça o importante é fazer com que as tarefas sejam cumpridas sem incentivos para que cumpram com as tarefas impostas por você e com suas responsabilidades.

Comentários
blog comments powered by Disqus