» Família » Educação dos Filhos » Como ensinar hidrocarbonetos

Como ensinar hidrocarbonetos

Galeria
Como ensinar hidrocarbonetos

Em termos muito gerais um hidrocarboneto é um composto químico que tem na sua composição somente átomos de Hidrogênio (H) e átomos de Carbono (C)

Quando você fala de hidrocarbonetos naturais, a constituição é a mesma, mas a esses átomos de hidrogênio e carbono se podem aglomerar átomos de Oxigênio (O), átomos de Nitrogênio (N) e átomos de Enxofre (S), originando diferentes tipos de compostos que se englobam em variados grupos funcionais.

No universo químico estão descritos alguns milhares de hidrocarbonetos, cujas caraterísticas físicas vão sendo totalmente distintas em resultado da composição diferencial das suas moléculas.

Ainda assim a grande maioria dos hidrocarbonetos partilha uma condição em comum, eles têm uma capacidade de libertar calor, devido à sua oxidação.

Instruções
  1. 1

    Você precisa indicar e explicar os diferentes tipos de hidrocarbonetos e como saber fazer a sua identificação.

    Deste modo, nós temos:

    1. Os hidrocarbonetos de cadeia aberta

    a) alcanos: são hidrocarbonetos saturados, ou seja, apenas possuem ligações simples entre os seus átomos de carbono. Temos como exemplos, o Propano que é constituído por 3 átomos de carbono e 8 átomos de hidrogênio (C3H8) e o butano, que apresenta na sua constituição 4 átomos de carbono e 10 átomos de hidrogênio (C4H10);

    b) alcenos: são hidrocarbonetos insaturados, ou seja, apresentam ligações duplas entre os seus átomos de Carbono. Você pode dar como exemplo, o caso do Eteno, que é constituído por 2 átomos de carbono e 4 átomos de hidrogênio (C2H4). Em termos de fórmula estrutural você deve apresentar: H2C=CH2

    c) alcinos: são hidrocarbonetos que apresentam entre os seus átomos de carbono, ligações triplas: Pode dar o exemplo do Etino, que é constituído por 2 átomos de Carbono e " átomos de hidrogênio (C2H2). A sua fórmula estrutural é: CH ≡ CH.


    DICA: Você tem uma forma muito engraçada de explicar e fazer com que os seus alunos consigam memorizar facilmente:

    1. Temos o método - Muito Esperto Pouco Burro = Metano, Etano, Propano, Butano = 1C, 2C, 3C, 4C. E o mesmo você pode fazer para os alcenos e alcinos.

    2. Você tem os hidrocarbonetos cíclicos, ou seja, hidrocarbonetos de cadeia fechada. Da mesma forma, existem os cicloalcanos, os cicloalcenos e os cicloalcinos. A terminologia -ano, -eno e -ino está relacionada da mesma forma com o tipo de ligações que vimos com os hidrocarbonetos de cadeia aberta. Portanto, e recapitulando, -ano (ligação simples), -eno (ligação dupla) e -ino (ligação tripla);

    3. Hidrocarbonetos aromáticos, que são compostos que têm por base a molécula de Benzeno (C6H6), apresentando odores especificos e caracteristicos.


Comentários
blog comments powered by Disqus