» Hobby » Esportes » Como ensinar informática para iniciantes

Como ensinar informática para iniciantes

Galeria
Como ensinar informática para iniciantes

A informática dominou o universo. Podemos dizer que hoje em dia o computador está presente em quase todos os lugares do mundo, sendo ele utilizado para diversos fins, principalmente para lazer ou trabalho. É importante frisar que para ter acesso ao mundo da informática, necessitamos de um preparo básico. Neste tutorial daremos algumas dicas de como ensinar informática para iniciantes.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Computador
  1. 1

    Explique a história da informática. Uma pessoa que nunca mexeu em um computador, não tem noção do que é, e para o que serve, por esse motivo é necessário que se explique sua história, como surgiu, qual finalidade e suas principais utilidades. Isto despertará interesse ao iniciante, não deixando a explicação monótona.

  2. 2

    Comece com os conceitos de parte física e parte lógica. A tarefa mais complicada é entender os componentes e periféricos do computador. Muitas das vezes, as pessoas já utilizam tais equipamentos, mas não conseguem entender suas funcionalidades. Portanto, é necessário que se explique detalhadamente seus conceitos, comece pela parte física: mouse, teclado, caixas de som, monitor, entre outros. Em seguida, faça uma breve introdução sobre a sua parte lógica, mostre alguns programas sendo executados e explique suas funcionalidades.

  3. 3

    Ensine a ligar, desligar e iniciar. Depois de entender as partes do computador, é necessário que se explique o caminho para ligar e desligar, e também de como reiniciar um computador, quando necessário. Esta parece ser uma tarefa simples, porém é comum vermos ainda pessoas que tem dificuldades nesta questão.

  4. 4

    Mostre o funcionamento dos dispositivos de entrada e saída. Como as informações são recebidas e como elas são transmitidas para o usuário.

  5. 5

    Passe uma aula de digitação. Talvez esta seja a parte mais importe até aqui, pois tudo que vamos fazer no computador, é necessário usar o teclado, por este motivo é importante passar um treinamento de digitação, mostrar as funcionalidades das teclas, explicando cada uma delas.

  6. 6

    Explique os arquivos e pastas. Mostre a navegação através dos arquivos e pasta do computador, como criar, renomear e excluir uma pasta e como criar, renomear e excluir um arquivo. Faça isso sempre demonstrando uma utilidade, criando exemplos práticos.

  7. 7

    Explique a manipulação de janelas. Abra um arquivo ou um programa qualquer e faça uma demonstração de como minimizar, maximizar e fechar uma janela.

  8. 8

    Faça uma demonstração dos tipos de arquivos que podem ser salvos no computador. Coloque uma música para tocar, abra um editor de imagem, desenhe algo e salve em uma pasta. Faça isso mostrando a infinidade de tipos de arquivos que o computador pode suportar.

  9. 9

    Ensine a navegar na internet. A internet é hoje algo que só cresce e que nos ajuda muito em todos os aspectos. Antigamente a navegação na internet era ensinada apenas nos cursos avançados de informática. Porém, nos dias de hoje é importante que se mostre nos cursos básicos também. Isto com certeza irá despertar mais interesse ao iniciante. E todas as dúvidas que surgir, ele conseguirá saná-las usando a internet. Talvez nem precisem de um curso mais avançado.

  10. 10

    Passe exercícios ao final de todas as tarefas citadas acima. Depois disso, podemos avançar para um curso mais completo.

Comentários
blog comments powered by Disqus