» Família » Educação dos Filhos » Como ensinar isomeria

Como ensinar isomeria

Galeria
Como ensinar isomeria

A Isomeria é uma parte importante da Química e se trata de um assunto obrigatório de ser abordado durante um dos três anos do ensimo médio.
A Isomeria ainda se trata de um assunto bastante complexo que exige muita concentração, disciplina e dedicação tanto para ser aprendida quanto para ser ensinada pelos professores.
Os principais exames e vestibulares do país, como o Enem e a Fuvest, cobram intensamente que os candidatos dominem os conceitos e fundamentos da isomeria, além da resolução correta de complexos exercícios que envolvem o assunto. Assim, o professor deve se organizar e se dedicar ao máximo para ensinar sobre esse tema. Alguns passos e dicas sobre Como Ensinar Isomeria podem ajudar, e muito, os professores nessa tarefa trabalhosa de Ensinar Isomeria aos alunos - algo que é extrema importância para a formação desses estudantes!

Instruções
  1. 1

    Primeiramente, o professor deve fazer um planejamento em relação ao tempo que terá disponível durante o ano letivo para Ensinar Isomeria aos alunos. E assim, deve distribuir os assuntos relacionados a Isomera ao longo desse período, de forma que nenhum do conteúdo fique de fora ou seja ensinado rapidamente.
    Em seguida, os assuntos devem ser separados por tópicos e subtópicos para que o conteúdo pragramático da Isomeria fique organizado e mais fácil de ser aplicado.

    No primeiro tópico, o professor deve explicar o que é e dar exemplos de Isomeria. O professor deve revisar alguns assuntos anteriores importantes para os estudantes entenderem a Isomeria, como a Série Homóloga, Séria Isóloga e Série Heteróloga dos conjuntos de compostos químicos.

  2. 2

    No segundo tópico, o professor pode abordar sobre os Isômeros, que são os compostos químicos que formam o fenômeno da Isomeria e como eles se comportam em diferentes reações e combinações químicas.

  3. 3

    O terceiro tópico do conteúdo programático pode abordar a Isomeria Plana e seus sbtópicos: Isomeria em Cadeia, Isomeria de Posição, Isomeria de Compensação, Isomeria Funcional e Isomeria Dinâmica (Tautomeria).

  4. 4

    No quarto tópico de ensino, o assunto abordado deve ser a Isomeria Geométrica, também chamada de Cis-trans. Durante o ensino médio, é necessário abordar apenas dois subtópicos da Isomeria Geométrica, que são: as Cadeias Acíclicas e as Cadeias Cíclicas.

  5. 5

    Por fim, chega-se ao último tópico (5º) mais complexo da Isomeria Química: a Isomeria Óptica. Nesse assunto devem ser abordados os seguintes subtópicos: Isômeros Ópticos, Substâncias Ativas e Substâncias Inativas

Dicas e AVISOS
  • Tão ou mais importante que conceitos teóricos são os exemplos práticos e a resolução de exercícios envolvendo a Isomeria!
Comentários
blog comments powered by Disqus