» Família » Educação dos Filhos » Como ensinar matemática hoje

Como ensinar matemática hoje

Galeria
Como ensinar matemática hoje

Artigo
Como ensinar matemática hoje

“O problema do ensino da matemática começa a ter sua equação invertida. Não são os estudantes que não aprendem, são os professores que não ensinam...”
Anabela Silva e Susana Martins

Introdução

Esta frase acima pode parecer de efeito, mas é uma constatação de duas pesquisadoras universitárias. Ao pensarmos em qualquer ensino, qualquer conhecimento que se pretenda passar, temos de analisar uma equação simples, mas eficaz: ensino/aprendizagem.

De um lado, o professor ensina ou procura passar uma certa carga informacional: pensamentos matemáticos, teorias, fórmulas, algoritmos, problemas que estão relacionados com o mundo real, o concreto, aspectos interessantes e curiosos de sua matéria. De outro, o alunos recebem estes ensinamentos, apreendem-nos ou não. Este é o lado da recepção ou aprendizagem.

Os problemas dessa equação vão aparecer na prática: alunos que têm dificuldades imensas com a matemática, que não veem relação desta matéria com o real de suas vidas. Afinal, para que vou querer estudar matemática? Quando precisar de algum cálculo, uso uma máquina de calcular! Esta do meu celular!

Entretanto, todos sabemos que Matemática é mais que cálculos – sua parte operacional – é uma linguagem e uma forma de ler o mundo, de abordá-lo estatisticamente, de percebê-lo a partir de suas medidas e, a partir da mensuração da natureza, chegar a conclusões sobre os mais diferentes aspectos, desde uma investigação criminal (como demonstra a série “Numbers” - onde um matemático genial ajuda o FBI a resolver crimes usando teorias matemáticas), até seu médico, que ao solicitar exames de laboratório, analisa matemáticamente seu estado de saúde.

Em toda a vida prática, usamos matemática, mas para que os alunos aprendam, é necessário que, em primeiro lugar, tenham domínio dos códigos mais simples desta linguagem, a teoria de conjuntos numéricos e as operações fundamentais. Dominando estes fundamentos, torna-se mais fácil para o professor fazê-los pensar matematicamente o mundo.

Desta forma, sugerimos alguns cuidados que devemos ter ao ensinar matemática hoje.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Itens ou utencílios necessários para ampliação das discussões sobre o tema. Matemática hoje: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/MATEMATICA/Artigo_Beatriz.pdf Matemática através de jogos e material concreto http://www.matematicahoje.com.br/telas/sala/didaticos/recursos_didaticos.asp?aux=C Falar de Matemática - hoje http://www.ipv.pt/millenium/20_ect5.htm Numbers - TV Série http://www.cbs.com/primetime/numb3rs/
  1. 1

    Passo 1:
    Comece do começo. Antes de iniciar sua sequência de aulas sobre a matéria de uma determinada série, seja ensino fundamental (nos dois segmentos) ou ensino médio, procurar saber como os alunos estão nos conceitos operativos básicos de matemática, se sabem:
    > somar, subtrair, multiplicar, dividir;
    > potenciação, radiciação;
    > divisibilidade, números primos, MDC, mmc;
    > os conceitos de fração, números decimais, dízimas periódicas simples e compostas;
    > e se sabem calcular uma expressão e operar com os sinais de positivo e negativo na expressão.
    Sem estes elementos básicos, os alunos serão incapazes de pensar passos adiante em matemática. Evidentemente, você deverá dosar o grau de dificuldade conforme a série. Procure fazer as atividades de domínios destas categorias operativas na forma de um jogo. Divida a turma em grupos ou equipes e proponha desafios, fazendo a revisão da matéria através de exercícios - algo bem prático.

  2. 2

    Passo 2:
    Já uma fase intermediária. Você fez a reevisão adequada com seus alunos, em relação à série em que cursam, e irá entrar na matéria da própria série, nos conceitos básicos da matéria.

    Nesta fase, procure trabalhar o concreto, utilizando Teoria de Conjuntos. Em todas as séries, desde o 1º segmento do Ensino Fundamental, Teoria de Conjuntos está presente. Então, nada como uma revisão básica de TC: conjuntos N, Z, Q, I, R, elementos, propriedades e operações. Mas lembre-se, sempre ligando a matéria ao mundo concreto. Exercícios devem fazer menção às demais matérias: Geografia, História, Ciências.

    Com estes cuidados, ensine os conceitos operativos da matéria referentes à série em que está trabalhando.

  3. 3

    Passo 3
    Se as duas fases anteriores foram bem sucedidas, você não terá simplesmente alunos, mas fãs de Matemática, alunos motivados e que reencontraram o significado de matemática no mundo.
    Possivelmente você usou um ou no máximo dois meses nesta operação, conforme a dificuldade da turma, mas os alunos passaram a ter base em Matemática. Agora, aprofunde o conteúdo de sua matéria com a certeza de sucesso.

Comentários
blog comments powered by Disqus