» Dinheiro » Como Ensinar os Filhos a Lidar com Dinheiro

Como Ensinar os Filhos a Lidar com Dinheiro

Galeria
Como ensinar os filhos a lidar com dinheiro

As crianças devem aprender desde pequenas a como lidar com o dinheiro e saber poupar para realizar objetivos. Tudo o que é ensinado na infância cria raízes sólidas e torna-se parte fundamental do caráter da pessoa.
Por isso a importância dos pais ensinarem a seus filhos como gastar e poupar dinheiro, pois quando ficarem maiores, terão mais facilidade em organizar suas finanças.
Confira agora algumas dicas de como ensinar os filhos a lidar com dinheiro:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Até os quatro anos, a criança já começa a ter noção do que os pais fazem. Nessa faixa etária, os pais não devem abusar de passeios em shoppings, pois a criança poderá assimilar o ato de comprar como referência de prazer.
    Os passeios em shoppings ou em lojas devem ser revezados com programas culturais e de lazer ao ar livre.
    Na fase dos sete anos, a criança começa ter desejos e não se conforma mais em esperar datas especiais para ganhar presentes. Nessa época, os pais precisam ensinar aos filhos a diferença entre desejo e necessidade.

  2. 2

    Se a criança tem vários brinquedos e mesmo assim deseja comprar um carrinho que passou na TV, o pai deve dizer não e explicar que ele não precisa de mais um brinquedo.
    Após os sete anos, a criança já poderá ganhar uma mesada e ter seu o próprio cofrinho. Com isso, o filho terá noção do valor do dinheiro e aprenderá que ele acaba.
    A partir dos noves anos, o filho já tem a noção que se juntar dinheiro em vez de gastar com coisas desnecessárias, ele poderá comprar o seu brinquedo ou até mesmo um jogo de vídeo-game.

  3. 3

    O endividamento também deve ser tratado ainda na infância. É muito importante que os pais ensinem seus filhos a cumprirem com seus compromissos.
    Para isso, os pais podem comprar algo para o filho e fazer com que ele pague mensalmente um valor até que o total da compra seja quitado. Faça um carnê com data de vencimento e juros. Se o filho atrasar o pagamento, seja rigoroso em cobrar juros e multas.

Dicas e AVISOS
  • Na vida, só se ganha dinheiro trabalhando com honestidade. Essa é uma lição muito valiosa para a criança. Estipule pequenas tarefas para que a criança dê o devido valor a sua mesada.
  • Ensine seus filhos a priorizarem objetivos e que poupar em vez de gastar é a melhor maneira de conseguir comprar coisas maiores.
  • Os pais devem dar sempre exemplo de que são bons gestores, pois de nada adianta ensinar os filhos, se eles próprios não sabem como controlar o dinheiro.
  • Quando for às lojas ou ao fazer qualquer compra, peça descontos ao vendedor e tente fazer o melhor negócio, dessa maneira seu filho também aprenderá com o pai a como ser um bom negociante.
Comentários
blog comments powered by Disqus