» Família » Como Ensinar Passa Anel para as Crianças

Como Ensinar Passa Anel para as Crianças

Galeria
passa anel

O “passa anel” é uma antiga brincadeira que crianças de várias gerações conheceram. É uma brincadeira que pode ser feita em grupos, independente do número de crianças, mas quanto mais gente brincando, mais divertida a brincadeira fica. “Passa anel” também é uma brincadeira super segura e sossegada, pode ser feita dentro de casa mesmo e não oferece riscos nenhum a criança.

Confira aqui como funciona a brincadeira do “passa anel” e ensine às crianças dessa geração a se divertir à moda antiga!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiro, é preciso escolher um objeto bem pequeno para a brincadeira. Esse objeto pode ser um anel, uma pedrinha ou uma moeda. Depois, as crianças devem escolher um passador, que será a criança que ficará com o objeto e irá passá-lo para outra criança no meio da brincadeira. Em seguida, depois de ser escolhido um passador, o passador ainda irá escolher uma criança para ser o adivinhador, aquele que deverá no final da rodada, adivinhar quem está com o anel.

    Depois de já ter escolhido o passador e o adivinhador, o restante das crianças podem formar uma roda ou uma fila, todos em pé ou sentados lado a lado, como preferirem. Dessa forma fica mais fácil para o passador chegar às outras crianças.

  2. 2

    Todas as crianças devem juntar as mãos e deixá-las paradas à frente do corpo sem mexer as mãos ou soltá-las. Agora, com todas as crianças com suas mãos posicionadas, o passador – que também deverá estar com suas mãos juntinhas, mas com o anel no meio das mãos – deverá ir até as outras crianças que estão na roda e passar suas mãozinhas com o anel por dentro das mãos das outras crianças, uma de cada vez, e deverá soltar o anel nas mãos de outra criança sem que ninguém perceba, principalmente o adivinhador que, enquanto isso, só observa o jogo.

    Lembrando que, enquanto o passador vai passando o anel de mão em mão, as crianças podem ir cantando cantigas de roda, o que deixa a brincadeira muito mais divertida.

  3. 3

    Quando o passador terminar de passar o anel para as todas as crianças, deverá ir até o adivinhador e perguntar: “quem ficou com o anel?”

    O adivinhador então deverá tentar adivinhar nas mãos de quem o passador deixou o anel. Se o adivinhador acertar, começa uma nova rodada onde ele será o passador. Mas, se o adivinhador errar, ele paga uma prenda que pode ser escolhida pelo passador, por todo o grupo ou pré-definida no início do jogo, e começa uma nova rodada onde quem passa o anel é quem ficou com o anel.

Comentários
blog comments powered by Disqus