» Hobby » Cultura e Sociedade » Como ensinar portugues para estrangeiros

Como ensinar portugues para estrangeiros

Galeria
Como ensinar portugues para estrangeiros

A aprendizagem de um idioma diferente é sempre um desafio enriquecedor, sendo que se trata de um processo contínuo que implica horas de estudo e dedicação para a obtenção de resultados satisfatórios. Por se tratar de uma língua clássica, o português é um idioma cujo domínio é um fator de diferenciação, uma vez que possui uma enorme riqueza lexical e é uma língua que ganha importância em escala global nos dias de hoje.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para ensinar a língua portuguesa a cidadãos estrangeiros, procure compreender as suas expectativas para o processo de aprendizagem, uma vez que a adaptação dos conteúdos irá variar entre o desejo de um indivíduo em dominar conversações básicas de uso cotidiano ou alguém que pretende obter fluência para utilização em ambiente de negócios. Estruture o conhecimento que irá transmitir de forma temática e, sobretudo, em virtude dos objetivos dos seus educandos.

  2. 2

    Embora as novas modalidades de ensino enfatizem o uso das novas tecnologias de informação, o ensino presencial e a construção de uma verdadeira relação aluno-professor são de suma importância no processo de aprendizagem. Invista na ministração de aulas físicas e mostre-se disponível para o esclarecimento de dúvidas e para a oferta de sugestões que julgue pertinentes para a aprendizagem da língua portuguesa.

    Use as ferramentas e recursos proporcionados pela tecnologia contemporânea como forma de complementaridade aos métodos 'tradicionais' de ensino de idiomas para estrangeiros.

  3. 3

    Conceba um programa de módulos de desenvolvimento gradual da expressão escrita, na criação de exercícios gramaticais e em métodos de exploração e captação de vocabulário. Incentive as apresentações como forma de estimular a exposição oral e escolha temas da atualidade, que normalmente conferem maior abertura para a participação coletiva.

  4. 4

    Promova o contato com a cultura portuguesa através de atividades dinâmicas – uma mostra gastronômica, exercícios de audição com recurso a música nacional, visualização de filmes ou promoção de trabalhos de pesquisa sobre hábitos, eventos, personalidades e costumes que caracterizam a identidade lusitana.

  5. 5

    Incentive a curiosidade pelas obras e autores de referência da cultura portuguesa: Luís de Camões, Fernando Pessoa, Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, José Saramago (...), são inúmeras as figuras da literatura clássica e contemporânea que valem a pena conhecer. Aposte na produção de atividades que visem a leitura e discussão de várias obras, fundamentando a importância destes e de outros autores para o desenvolvimento sócio-cultural da literatura lusitana e internacional.

  6. 6

    E porque cada indivíduo possui características particulares, seja paciente e concentre-se no potencial de cada aluno, incentivando-os a tirar o máximo de partido das suas capacidades.

Comentários
blog comments powered by Disqus