» Família » Educação dos Filhos » Como ensinar reações químicas

Como ensinar reações químicas

Galeria
Como ensinar reações químicas

A transformação de certos compostos químicos, designados de reagentes, em outros compostos químicos, os produtos de reação, com a manutenção dos elementos químicos iniciais, é vulgarmente designada de reação química. Desta forma, assistimos a uma conservação da massa, ou seja, numa reação química apenas ocorre um novo arranjo das ligações dos reagentes.

As reações químicas estão presente em nosso dia a dia. Por exemplo, quando você faz o seu jantar, a chama do seu fogão é uma reação química. Neste caso o gás do seu fogão em contato com o oxigênio reage e promove a formação da chama, que é fonte de calor.

Instruções
  1. 1

    Para iniciar o ensino de reações químicas convém fazer um pequeno exemplo e explicar direitinho tudo o que está presente na reação. Assim sendo, temos:


    a) a + b -----» ab

    Na reação a) os elementos que se encontram à esquerda, são os designados reagentes, ou seja, são os elementos químicos que vão reagir entre si, no sentido de formar os produtos da reação (elemento do lado direito).


    b) HCl + NaOH --> NaCl + H2O

    Na reação b) vemos um '2' associado ao H (hidrogênio), querendo logicamente dizer que existem dois átomos de hidrogênio na molécula de água, que no caso da reação b) é um produto de reação.


    c) H2 + Cl2 ---» HCl

    Outra questão importante que você tem que explicar para quem está aprendendo é o princípio da conservação da massa. Ou seja, na natureza nada se cria nem nada se perde, tudo se transforma (Princípio de Lavoisier). Assim na reação c) temos 2 átomos de Hidrogênio e 2 átomos de Cloro, que vão reagir entre si formando um ácido, o HCl. Mas repare, na reação c) no lado dos produtos de reação apenas estão presentes 1 átomo de H e 1 átomo de Cl, logo a reação não está correta, você sempre deve acertar a reação. Assim, você deve escrever:

    c) H2 + Cl2 ---» 2HCl

    Para que uma reação esteja completa apenas falta ensinar aos seus alunos, que todos os compostos presentes numa reação possuem um estado, seja sólido, líquido ou gasoso. Assim:

    d) 2 H2O2 (l) -----» 2 H2O (l) + O2 (g)

    No caso da reação d) vemos que o nosso reagente se encontra no estado líquido, descrito pela letra 'l' e um dos nossos produtos de reação, o Oxigênio, se encontra no estado gasoso, descrito pela letra 'g'. O estado sólido é designado pela letra 's'.


    De uma forma geral, são estas indicações que você tem de dar para que percebam perfeitamente o processo duma reação química. Não se esqueça, nada se perde, por isso a quantidade de elementos dum lado da reação tem necessariamente que ser igual aos do outro lado. É o principal erro que os alunos cometem no caso desta matéria.

Comentários
blog comments powered by Disqus