» Casa » Como ensinar redação

Como ensinar redação

Galeria
Como ensinar redação

Para ensinar redação é preciso, primeiramente, saber escrever bem, pois é certo que o professor é o espelho do aluno. Escrever não é difícil, como todos comentam, ou atividade não prazerosa, antes pode ser uma forma de lazer, de expôr seus pensamentos, reinvindicar seus direitos, entre outros. Escrever é um processo e, por isso, é preciso prática para que chege à perfeição. Aprenda, então, em alguns passos a não falhar na hora de ensinar essa disciplina.

Instruções
  1. 1

    Professor, primeiramente, prepare sua aula. Pense no tempo que terá disponível e prepare suas atividades para esse tempo. Lembre-se da faixa etária com que irá trabalhar para calcular o tempo que será gasto por eles para executar as tarefas.

  2. 2

    Escolhida a faixa etária ou série, procure textos que sejam interessantes para essa idade.

  3. 3

    Use outros recursos além do xerox e quadro negro. Inove! Leve músicas para que possam discutir sobre o assunto abordado por ela, bem como sua própria estrutura. Elebare bons slides para a explicação da matéria.

  4. 4

    No primeiro dia de aula, além de sua apresentação, explique a sua forma de trabalho e avaliação e mostre a importância de saber escrever. Se estiver trabalhando com uma turma de ensino médio, comente sobre as provas de redação no vestibular e ENEM, se sua turma for de ensino superior comente sobre os trabalhos de conclusão de curso, os quais exigem do aluno uma escrita aprimorada. Se for uma turma de ensino fundamental, foque na identificação dos textos, o aluno precisa saber diferenciar um poema de uma narração e de uma fábula.

  5. 5

    Explique e diferencie, com a ajuda dos alunos e seus conhecimentos prévios, os principais tipos de texto: Narração, descrição, dissertação, conto, crônica, fábula e prosa. É bom que seja trabalhado também a explicação da diferença de uma carta para um bilhete, além da interpretação de textos publicitários. Gaste tempo com essas explicações, elas são para todo um ano. Leve bastante exemplos e estimule a produção dos textos que foram ensinados.

  6. 6

    Corrija todos os textos que foram passados por você. Assim você conhecerá seus alunos e suas dificuldades e poderá intervir nisso, podendo até voltar a explicar o tipo de texto, procurando outras formas para alcançar o entendimento do aluno.

  7. 7

    Entregue os textos corrigidos de uma aula na aula seguinte, para que os alunos possam fazer a correção e não cometer os mesmos erros nos textos posteriores.

  8. 8

    Seja um professor motivador: elogie, questione, tente publicar os melhores textos do mês no jornal da cidade ou da escola.

  9. 9

    Escreva com os alunos e mostre seu texto a eles, eles gostam de saber que você sabe praticar o que está fazendo.

  10. 10

    Seja paciente, aprender a escrever leva tempo e prática. Alguns alunos, por gostarem mais de português terão mais facilidades, outros precisarão ainda mais de sua atenção.

  11. 11

    Estimule a leitura, quem lê bem, escreve bem!

  12. 12

    Passe segurança para a classe em suas explicações.

Comentários
blog comments powered by Disqus