» Casa » Como ensinar redação descritiva

Como ensinar redação descritiva

Galeria
Como ensinar redação descritiva

A descrição é uma das modalidades da redação. Este tipo de redação pode ser identificado por possuir determinadas características relativamente ao objeto, pessoa, ambiente ou paisagem. Sendo assim, deescrever é detalhar, dar características. Nesta modalidade textual não é necessário que haja uma história ou enredo, mas apenas algo a que queria fazer referência e que possibilite a visualização pelo leitor do que quer transmitir. Para que possa compreender melhor e alcançar um resultado significativo na produção de seu texto, siga as dicas a seguir:

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Definir sobre o quê ou quem quer escrever, para que, assim, não se perca em seu texto e misture suas ideias.
  1. 1

    Na descrição, você deve responder à pergunta: COMO a coisa/lugar/pessoa é. É importante tentar usar os mais variados sentidos: fale dos cheiros, das cores, das sensações, de tudo que envolve a realidade a ser descrita.

  2. 2

    O uso de mais de um sentido na mesma descrição, caracteriza a figura de linguagem chamada sinestesia (a qual não deve faltar em seu texto descritivo).

  3. 3

    Procure não escrever períodos longos. Isso irá dificultar a compreensão do leitor e pode fazer com que este se perca no decorrer do texto.

  4. 4

    Além dos sentidos usados, lembre-se de recorrer ao máximo de adjetivos que possam facilitar a visibilidade do que está sendo descrito.

Dicas e AVISOS
  • Na escrita, a prática leva a perfeição. Escreva sempre!
  • É de extrema importância o uso correto da pontuação para a compreenção e efeito do seu texto.
Comentários
blog comments powered by Disqus