» Casa » Como ensinar redação no ensino médio

Como ensinar redação no ensino médio

Galeria
Como ensinar redação no ensino médio

Alunos que deixam o ensino médio sem ter a mínima noção de como escrever uma boa redação fazem parte de uma triste realidade brasileira. São jovens que não gostam ou não foram incentivados à leitura e partem rumo aos vestibulares com o menor preparo e conhecimento em técnicas de redação. Qualquer empresa pode exigir do funcionário um simples relatório, que se realizado de forma incompreensível pode prejudicar profissionalmente o colaborador.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Persistência, os primeiros resultados podem não ser satisfatórios.
  • Rascunho, entregue folhas de rascunhos para que utilizem antes de iniciarem a redação.
  • Temas de interesse jovem, para que escrevam sobre o que mais gostam.
  1. 1

    Primeiramente, deve ser informado aos alunos por você ou o responsável pelo ensino deles, que o título da redação será escrito no quadro. O instrutor deve pedir a atenção dos alunos. Com o título visível, o professor deve utilizar o canto do quadro para que seja elaborada uma prévia do rascunho, uma lista de no máximo oito palavras. É neste momento que as ideias surgirão em forma de tópicos, apenas palavras que farão o autor da redação lembrar-se das ideias quando for escrever no rascunho ou criar diretamente sua redação. Não é difícil expor um exemplo, caso a redação seja sobre o uso racional da água, pode-se escrever palavras na prévia do rascunho, como: “seca”, “Onu”, “preservação” ...; Estas palavras farão com que os alunos se lembrem das ideias posteriormente. Quando lerem a palavra “seca”, por exemplo, poderão se lembrar de uma reportagem que assistiram sobre a seca nos países africanos. A lista de palavras é importante para a organização das ideias e deve seguir a regra básica de qualquer redação, “introdução”, “desenvolvimento” e “conclusão”. Assim como na vida, que tudo tem um começo, um meio e um fim, para escrever uma redação compreensível também há começo, meio e fim. Após redigir as palavras no quadro expressando as ideias, é o momento de explicar como se monta uma redação, mas antes dela se tornar uma redação concluída, ela será um rascunho. Algumas pessoas não utilizam o rascunho para escrever redações, mas necessitam expor as palavras num pedaço de papel para criar seus textos. A introdução deve ser cuidadosa, pois falará sobre o assunto escolhido, mas não explicará o tema. É como escrever um texto sobre a violência no mundo começando a relatar sobre os primeiros conflitos dos Homo Sapiens, por tanto, a introdução apenas introduz, como o nome já diz, nunca explica o assunto abordado.

  2. 2

    Agora sim o assunto será explicado e escrito da maneira que o aluno escolher, pois a principal parte do texto é o desenvolvimento, que poderá ter no mínimo dois parágrafos. Os alunos do ensino médio, na sua grande maioria, realmente não têm por hábito, a leitura, por isso podem desenvolver um texto pobre, a solução seria ler algum artigo antes de iniciarem a redação, isso pode gerar novas ideias. Durante a explicação de como escrever uma boa redação, o professor ou o responsável deverá enfatizar que o aluno precisa acompanhar a lista de palavras em forma de tópicos para continuar escrevendo.

  3. 3

    A conclusão é a última parte para montar o texto, neste momento deve-se realizar uma reflexão sobre o tema, sobre as causas do assunto abordado e se preparar para encerrar a redação. O ideal é que a conclusão tenha um parágrafo e que apresente soluções para o assunto abordado, é nesta parte que acontece o desfecho da história e os prováveis “finais felizes”.

Dicas e AVISOS
  • Explicar claramente aos alunos que há três tipos de textos, dissertativo, narrativo e descritivo. Diferenciam bastante, mas a regra de organização é a mesma.
Comentários
blog comments powered by Disqus