» Família » Educação dos Filhos » Como ensinar redação para o ensino fundamental

Como ensinar redação para o ensino fundamental

Galeria
Como ensinar redação para o ensino fundamental

Uma das tarefas fundamentais no ensino, é trabalhar com a produção de textos. Isto porque os alunos acabaram de ser alfabetizados e produzir um texto seu, é uma nova conquista. Assim, é papel do professor tornar essa matéria prazerosa, visto que ela continuará sendo trabalhanda durante todos os anos escolares. Aprenda, em poucos passos, o que deve ou não ser feito no ensino dessa disciplina.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Seja paciênte. Os alunos acabaram de aprender a escrever e não tiveram ainda tal disciplina.

  2. 2

    Leia com eles exemplos de textos que irá trabalhar. Explique por meio deles o que os alunos devem fazer para escrever um texto semelhante. Caracterize, com a ajuda dos alunos o tipo de texto. Por exemplo: a narração, texto bastante explorado no ensino fundamental, deve ser caracterizada como um texto que tem um espaço determinado: onde acontece a história, as personagens, um enredo(história), o tempo( quando acontece), bem como início, meio e fim.

  3. 3

    Estimule a produção, bem como a imaginação. É hora de criar!

  4. 4

    Trabalhe com eles textos que incuta valores, como as fábulas. Pois eles estão em processo de formação de caráter.

  5. 5

    Debata bem a proposta textual antes de mandá-los produzir. Dê ideias, modelos e exemplos.

  6. 6

    Ensine os alunos a diferenciar uma narração de uma fábula, ou de um poema, textos que são comumente trabalhados nessa fase escolar.

  7. 7

    É interessante, também, que, a partir de imagens, gravuras, desenhos, os alunos consigam criar uma história.

  8. 8

    Evite dar textos livres, para que o aluno não se sinta perdido. Estipule a modalidade textual e o tema.

  9. 9

    Premie os melhores textos com estrelinhas e no fim de casa trimestre ou bimestre dê um presente, como um livro, para o aluno mais estrelado.

  10. 10

    Elogie sempre! Assim seu aluno sempre irá querer te surpeender para ganhar mais um elogio.

  11. 11

    Seja criativo, mostre que uma mesma história pode ser contada de várias formas. Leve, por exemplo, uma música, um livro, e um filme que contem a história da chapeuzinho vermelho. Leve também as novas versões dos contos infantis, como: Deu a louca na Chapeuzinho. Depois disso, estimule a produção de um reconto dessa história pelos alunos, mudando seu final.

  12. 12

    Seu aluno pode se sentir frustrado por não conseguir escrever bem na primeira tentativa, nessa hora é muito importante que você o estimule, elogiando seus acertos, e o conscientize de que é a prática que leva à perfeição.

Comentários
blog comments powered by Disqus