» Dinheiro » Carreiras » Como entrar na marinha

Como entrar na marinha

Galeria
Como entrar na marinha

A Marinha é um das instituições brasileiras mais respeitadas em todo o país. Este órgão é responsável por defender o patrimônio brasileiro.

Se eventualmente acontecer algum ataque às terras do Brasil ela seria a primeira a combater este problema e defender o país.

Nela existem vários cargos que podem ser exercidos, os mais almejados são aqueles que dão acesso direto às Forças Armadas que protegem as fronteiras do país.

A Marinha oferece muitas oportunidades de crescimento profissional para os seus funcionários. Confira abaixo como entrar na Marinha.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para entrar para a Marinha é preciso prestar concurso público, esta é a única maneira de ingresso. A primeira maneira de ser um marinheiro é entrar para o Colégio Naval e começar os seus estudos de acordo com o regimento da Marinha.

    Todo ano a instituição abre um concurso público para selecionar novos alunos para a o Colégio Naval. Ao se formar na escola naval os jovens têm a oportunidade de começar a trabalhar nos primeiros níveis de carreira da instituição.

  2. 2

    É necessário consultar os editais divulgados pela Marinha para se inscrever para a prova seletiva. É necessário estudar bastante, pois o conteúdo do exame é de conhecimentos gerais.

    Outra maneira é prestando concurso público para cargos de nível superior. São várias as profissões que podem ser no Corpo de Engenheiros, médicos e enfermeiros para atuar na área da saúde, dentistas, fuzileiros navais e intendentes.

    Estes são os cargos em que só pessoas com curso de graduação superior podem se candidatar.

  3. 3

    Para atuar na Marinha em um cargo de nível superior é preciso ter menos de 35 anos e ser brasileiro nato. O público masculino poderá ingressar em todos os cargos, seja na área da saúde ou para fazer parte do quadro de capelães, já no tocante ao feminino, serão aceitos apenas em algumas categorias, principalmente no setor de saúde.

    A Marinha costuma divulgar com pelo menos um ano de antecedência quando será realizado o concurso público, por isso é preciso ficar atento as informações desta instituição.

    Quando for divulgado o primeiro edital sobre a aplicação da prova é aconselhável fazer a sua inscrição para o concurso imediatamente.

    Para estudar e assimilar o conteúdo que será cobrado na prova da Marinha é aconselhável fazer cursinhos de três a seis meses. É possível encontrar cursinhos que oferecem estudos direcionados somente para concursos públicos da Marinha.

    Para este tipo de prova é recomendado estudar bastante sobre o Brasil, bem como, os assuntos específicos relacionados com o cargo almejado dentro da Marinha.

Dicas e AVISOS
  • Entrar para o Colégio Naval é a melhor forma prosperar profissionalmente na Marinha
  • Estude a história e a cultura do Brasil para o concurso público
Comentários
blog comments powered by Disqus