» Dinheiro » Carreiras » Como Entrar na ROTA

Como Entrar na ROTA

Galeria
Como Entrar na ROTA

A ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar ou Boinas Negras) surgiu em Outubro na década de 70, em São Paulo. O grupo integra o 1º Batalhão de Policiamento de Choque Tobias e é tropa reserva Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Sua função é dar mobilidade à reação policial através da motorização da força tática.

O grupo, comandado pelo Tenente Coronel Salvador D’Aquino, nasceu para combater a Guerrilha Urbana que provocava pânico na cidade paulista. Na época, uma série de selvagerias – como ataques a quartéis e sentinelas, assassinatos de civis e militares, sequestros e roubos a bancos e ações terroristas executados especialmente por “Lamarca” e “Mariguela” – exigiam a criação de um policiamento enérgico, reforçado, com mobilidade e ação eficiente.

O então chamado Primeiro Batalhão Militar “Tobias de Aguiar”, munido de viaturas equipadas com rádios transmissores apoiadas por uma central de transmissões e de boinas negras passa a ter o papel de ronda bancária, patrulhamento urbano e tropa de choque para agir onde a polícia comum não tinha condições de fazê-lo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O procedimento para entrar na ROTA é se inscrever e prestar concurso público para a Polícia Militar de São Paulo. Para isso é preciso estar atento aos editais de concurso público e a datas importantes como a de inscrição, de prova, de divulgação dos resultados e outras. Uma dica é acompanhar divulgações de concursos através de mídias especializadas como “Jornal dos Concursos”, “Folha Dirigida”, “PCI concursos” dentre outras.

  2. 2

    Após a publicação do edital, você deve se inscrever no concurso público. Leia atentamente o edital em busca de informações relevantes como pré-requisitos para se tentar o concurso, matérias que serão cobradas, como será o teste físico, etc.

  3. 3

    Estude para a prova escrita e treine para o teste físico. Após ser aprovado no concurso, você deve frequentar o curso de formação de soldados.

    Concluído o curso de formação de soldados, você deverá permanecer dois anos no policiamento. Após esse período, você poderá solicitar transferência para a ROTA. Nessa fase, a transferência será aceita mediante a existência de vagas.

Dicas e AVISOS
  • O tempo para ingressar na ROTA pode ser variável, podendo acontecer logo após a conclusão do curso de formação ou demorar anos. O importante é manter-se firme no propósito.
  • Após ingressar na ROTA você passará por um estágio (pelo qual passam TODOS os iniciantes) para verificar sua aptidão para o cargo. Assim, sua permanência na ROTA dependerá de uma avaliação.
  • Concluídos esses passos, você estará definitivamente dentro da ROTA.
Comentários
blog comments powered by Disqus