» Dinheiro » Carreiras » Como entrar no exercito

Como entrar no exercito

Galeria
Como entrar no exercito

Seguir a carreira militar é o sonho de muitos jovens em todo o Brasil que estão completando a maioridade e desejam garantir um futuro de sucesso. Existem várias maneiras de servir o Exército no Brasil. Em alguns estados onde existem as escolas e academias militares o jovem poderá seguir uma carreira de sucesso em busca de cargos com patentes mais altas como general e sargento.

Porém para se alcançar o sucesso em qualquer situação é necessário começar de baixo e tentar se destacar entre os demais em busca de reconhecimento. A grande maioria dos jovens brasileiros, principalmente os que vivem nos estados onde não existe uma academia militar se alistam nos vários postos de alistamento que existem pelos municípios.

Existe a opção de escolha dos batalhões e infantaria e também de comunicações, para saber como se alistar no Exército siga os passos abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    No ano em que você completar 18 anos de idade, você deverá comparecer em um dos postos de alistamento dentro do período determinado pelo Ministério da Defesa (geralmente este período se inicia no primeiro dia útil do mês de janeiro e termina no último dia útil do mês de maio) levando consigo um duas fotos 3x4 recentes, um documento de identificação com foto, certidão de nascimento e um comprovante de endereço (é recomendável que você leve uma cópia xerox dos documentos solicitados). Caso você não saiba onde fica localizada a junta de serviço militar de sua cidade entre no site do Serviço Militar Web.

  2. 2

    Ao se alistar será marcada uma data para que você compareça à seleção. Na data marcada você deverá comparecer ao quartel indicado pelos funcionários da junta militar, siga à risca todas as orientações dadas por eles, utilize roupas mais formais como calça, sapato fechado e camisas sem estampa no dia da seleção. Não utilize chapéus ou bonés neste dia, pois em alguns lugares os oficiais são muito criteriosos com a aparência do candidato.

  3. 3

    No processo de seleção você irá passar por alguns exames como dentário, médico e psicotécnico. Caso você seja reprovado em algum deles você poderá ser dispensado do serviço militar. Caso seja aprovado nos três exames você deverá aguardar as instruções que serão fornecidas pelos oficiais do Exército no momento em que você receber o resultado dos exames e retornar ao quartel na data indicada para começar o serviço militar. Agora é só se dedicar e aproveitar as vantagens que o Exército Brasileiro pode oferecer-lhe. Não desista de seus objetivos e boa sorte em sua nova carreira!

Dicas e AVISOS
  • Você pode obter maiores informações sobre a carreira militar no site do Exército Brasileiro através do link: http://www.exercito.gov.br/web/ingresso/servico-militar.
  • Todo brasileiro do sexo masculino quando completa 18 anos é obrigado a prestar o serviço militar, porém grande parte dos que se alistam são dispensados, pois há alguns anos o Exército está convocando apenas voluntários. Informe aos oficiais no momento da seleção sobre a sua disponibilidade para servir.
  • Não se atrase no dia da seleção. Procure informações sobre o endereço e formas de locomoção com antecedência para que você chegue no horário no dia. Alguns locais não admitem atrasos.
Comentários
blog comments powered by Disqus