» Tecnologia » Internet » Como enviar um arquivo grande por email

Como enviar um arquivo grande por email

Galeria
Como enviar um arquivo grande por email

Atualmente, os e-mails são muito utilizados por pessoas do mundo inteiro devido a sua praticidade e facilidade no momento de se comunicar com uma pessoa que está longe. No mundo dos negócios, os e-mails também são muito utilizados para o envio de arquivos importantes e a realização de transações com pessoas de dentro e também de fora da empresa.

Existem no mercado diversos provedores de e-mail, sendo alguns gratuitos e outros pagos. Dentre os servidores gratuitos, podemos contar com boas opções como o Yahoo, o Hotmail e o Gmail. Porém, como a maior parte dos serviços gratuitos que existem na internet, os e-mails possuem uma limitação em relação ao tamanho das mensagens enviadas. No Yahoo, por exemplo, os anexos das mensagens não podem ultrapassar o limite de 25 megabytes, caso contrário, as mesmas não serão enviadas. Já no Hotmail, o tamanho máximo permitido para anexos é de 10 megabytes, o que inviabiliza o envio de diversos tipos de arquivos mais pesados.

Uma opção para o envio de arquivos grandes por e-mail seria dividi-los, realizando o envio através de duas ou mais mensagens, de acordo com o tamanho do arquivo. Nos passos abaixo, você aprenderá a partir arquivos grandes para enviá-los por e-mail com facilidade.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Winrar
  1. 1

    Primeiramente, você precisará ter instalado em seu computador o programa Winrar, pois iremos utilizá-lo para compactar o arquivo que desejamos enviar e dividi-lo em várias partes. Caso você não possua o Winrar instalado em seu computador, poderá baixa-lo gratuitamente por meio do site do Baixaki. Após realizar a instalação do programa, você já poderá utilizá-lo sem a necessidade de reiniciar o seu computador.

  2. 2

    Agora, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo que deseja enviar e selecione a opção “Adicionar para o arquivo”. Será exibida uma janela do Winrar onde você poderá selecionar as opções de compactação do arquivo como nome, formato (RAR ou ZIP) e também o tamanho do volume.

  3. 3

    Verifique junto ao seu provedor de e-mails qual o tamanho máximo suportado para anexos. Neste exemplo, vamos enviar um arquivo que possui um tamanho total de 20 megabytes. Supondo que o máximo permitido pelo servidor sejam 10 megabytes, iremos dividir o arquivo em duas partes. Para isso, no campo “tamanho do volume” do Winrar, digite o tamanho do arquivo em bytes (lembrando que 1KB equivale a 1000 bytes, portanto será necessário multiplicar cada mega por 1.000.000 para obter o tamanho do arquivo em bytes). Ou seja, se desejamos dois arquivos de 10 megabytes, devemos fazer o cálculo: 10 × 1.000.000 = 10.000.000 de bytes.

  4. 4

    Por último, clique em “Ok” e aguarde que o processo de compressão seja realizado. As partes do arquivo serão identificadas pelo nome do arquivo seguido do número da parte referente.

  5. 5

    Agora, basta enviar cada parte em um e-mail até que seu destinatário receba todas as partes do arquivo. Para descompactar o arquivo, basta colocar todas as partes em uma mesma pasta e clicar com o botão direito do mouse sobre a parte um. Selecione a opção “Extrair aqui” e o Winrar fará a junção dos arquivos novamente.

Dicas e AVISOS
  • Uma opção mais interessante, é utilizar algum site de hospedagem de arquivos como o 4Shared para que seu destinatário possa baixar o arquivo completo diretamente da internet.
  • É necessário que o seu destinatário possua o Winrar ou outro programa semelhante instalado em seu computador para conseguir descompactar o arquivo.
Comentários
blog comments powered by Disqus