» Tecnologia » Internet » Como enviar uma pasta por email

Como enviar uma pasta por email

Galeria
Como enviar uma pasta por email

A comunicação via e-mail tem evoluído bastante ao longo dos anos. Para além de mensagens, também já é possível enviarmos e recebermos arquivos em quantidades consideráveis. Alguns serviços de e-mail oferecem a você um maior ou menor espaço de armazenamento, dependendo do serviço.

Ao longo deste pequeno guia iremos ver como enviar uma pasta com múltiplos arquivos por e-mail para seus contatos, de forma simples e sem necessidade de software externo.

Instruções
  1. 1

    Já tem uma pasta apenas com todos os arquivos que pretende enviar? Ou tem ainda alguns espalhados? Se é esse o caso, então guarde tudo direitinho em uma pasta. Crie a pasta no Ambiente de Trabalho para não criar confusão e copie os arquivos para lá.

    Renomeie os arquivos e crie uma hierarquia de pastas se achar necessário. Não é obrigatório, isso apenas faz com que os arquivos estão organizados e posteriormente seja mais fácil achá-los.

  2. 2

    Hora de comprimir a pasta. Quando você escolhe "Anexo" e tenta colocar a pasta no e-mail, ele não deixa, pois apenas pode incluir arquivos, comprimidos ou não. Isto significa que necessita de juntar todos os arquivos da pasta num só.

    E como fazer isso? Muito simples. Pode utilizar o aplicativo que vem originalmente no Windows, o .Windows .zip. Clique com o botão direito do mouse na pasta (não dentro nos arquivos, mas sim fora no ícone da pasta original) e selecione "Enviar para", seguido de "Pasta comprimida (zipada)".

    Ele irá criar um novo arquivo na mesma localização, a única diferença é que agora o e-mail já aceita, por se tratar de arquivo executável comprimido. Lá estará a pasta com todos os arquivos que você juntou.

  3. 3

    Por vezes o Windows ZIP pode ser algo limitado e não aceitar certas quantidades de arquivos. Baixe o software (versão gratuita) do WinRAR, um excelente aplicativo que tem a mesma função do Windows ZIP mas é bastante mais sofisticado. Baixe ele em http://www.baixaki.com.br/download/winrar.htm e o instale em seu computador. Demora apenas alguns segundos.

    O processo é idêntico. Botão direito do mouse na pasta e selecionar "Add to..." e aí só tem que renomear o arquivo comprimido e escolher sua localização.

  4. 4

    Por último, basta ir no seu e-mail e escolher "Anexar arquivo". Selecione o arquivo comprimido e ele aí já irá aceitar.

    Quando o contato receber seu arquivo, a única coisa que necessita fazer é descomprimir o arquivo, ou seja, abrir ele e escolher "Extrair arquivos" e aí poderá visualizar a pasta que você enviou.

Dicas e AVISOS
  • Tenha em atenção o tamanho suportado pelos serviços de e-mail para o envio de grandes quantidades de arquivos
Comentários
blog comments powered by Disqus