» Hobby » Artes e Entretenimento » Como escolhar um livro didatico para educação infantil

Como escolhar um livro didatico para educação infantil

Galeria
Como escolhar um livro didatico para educação infantil

Ser educador infantil é estar diante de constantes impasses. Proporcionar contentamento durante o processo de aprendizagem às crianças é o principal desafio dos professores, pois este é um momento delicado onde o posicionamento e o material utilizado pelo educador irá influenciar diretamente na personalidade educacional do novo aprendiz. Embora seja uma escolha difícil, tal material deve estar presente durante o processo educativo, cabendo ao educador efetuar a melhor escolha.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • De 5 a 7 modelos de livros
  1. 1

    1- Reúna o material a ser analisado, tenha em mente que esta deverá ser uma escolha feita com carinho e tendo como foco seu alunado. Pois, cabe ao professor fazer a escolha acertada, uma vez que este material é também para seu próprio auxílio.

    2- Tenha em mente que o livro é composto de diversos fatores, dentre eles visão de mundo, de sujeitos, de modelo educacional, portanto certifique-se de que o material que será escolhido condiz com o que você pensa à respeito destes temas e se eles são especificamente voltados à educação infantil.

    3- O material a ser escolhido deverá ser utilizado na educação infantil, logo você deve observar se ele possui gravuras, cores vivas e outros fatores que estimulem o interesse dos alunos.

    4- Verifique se os conceitos discorridos no livro se apresentam de forma correta.

    5- É interessante que nessa idade os pequenos aprendam sobre ética, amor ao próximo, respeito, integridade física e moral, portanto estas características devem estar presentes neste material.

    Se após analisar todos estes aspectos o livro didático contemplar a todos, o educador então pode utilizá-lo como ferramenta de ensino, podendo assim usufruir de seus benefícios.

Dicas e AVISOS
  • A má escolha do livro didático pode torná-lo um vilão do processo educacional.
  • Para escolher o livro didático de forma acertada o responsável pela escolha deverá entender que o material mal empregado pode torna-se uma barreira ao invés de servir como apoio.
Comentários
blog comments powered by Disqus