» Hobby » Artes e Entretenimento » Como escolhar um livro paradidatico para educação infantil

Como escolhar um livro paradidatico para educação infantil

Galeria
Como escolhar um livro paradidatico para educação infantil

É possível aprender a ler e a gostar de livros, apesar desse meio de aprender ter concorrentes de peso como: internet, televisão e videogame.
Um livro paradidático na educação infantil é um importante aliado na luta para fazer as crianças aprenderem a ler e a gostar de livros, pois esses tipos de livros tem uma leitura fácil, apresenta temas dos conteúdos transversais , quase sempre relacionados ao cotidiano das crianças: preconceito, timidez, solidariedade, meio ambiente, amizade, família, identidade, higiene, consumo, animais, diferenças de cor e raça, dentre outros.
Para escolher livros paradidáticos para os pequenos é importante observar que os alunos, apesar de viverem em um mesmo bairro e escola/ creche, possuem realidades diferentes, sendo assim vale a pena atentar para os seguintes fatos antes de recomendar uma leitura:

Instruções
  1. 1

    Observar os alunos e suas particularidades: do que gostam de brincar, características físicas e de personalidade, grupos de amigos e alunos solitários. É importante observar também o ambiente escolar e seu entorno: o prédio da escola, o bairro em que está localizada essa escola, identificar problemas que podem chamar a atenção dos alunos. Observar os pais dos alunos: na hora da saída observar como recebem os filhos, o que conversam com as crianças, dentre outros detalhes.

  2. 2

    É importante levar em consideração os conteúdos que já foram trabalhados no ambiente escolar, esta é uma tática para reforçar aspectos importantes do cotidiano do aluno, por exemplo, para uma turma que tenha alunos que não gostam de lavar as mãos pode ser recomendado um livrinho sobre higiene.

  3. 3

    Hoje há uma infinidade de livros voltados para o público infantil, desde livros mais convencionais, até livros interativos, como os livros brinquedos e os livros que só tem imagens, que são bastante atrativos para as crianças e uma excelente forma de fazer com que os pequenos se relacionem com livros desde a primeira infância.
    Fontes de pesquisa de livros paradidáticos:
    Internet - sites de livrarias e editoras que trazem títulos acompanhados de informações sobre os livros.
    Livrarias – Vale a pena visitar livrarias que possuem uma seção de livros infantis. Nas grandes livrarias é possível ler os livros, pois possuem sofás e mesas para o leitor se sentir à vontade.
    Bibliotecas – Ótimo lugar para pesquisar livros paradidáticos. A possibilidade de empréstimo facilita em uma melhor escolha.
    É imporante também conversar com os pais sobre a importância de se ler para as crianças, pois já foi provado cientificamente que, crianças cujos pais leem para elas na primeira infância desenvolvem melhor a capacidade cognitiva.

Comentários
blog comments powered by Disqus