» Dinheiro » Negócios » Como escolher uma profissão

Como escolher uma profissão

Galeria
Como escolher uma profissão

O que você vai ser quando crescer?
Essa era a pergunta que frequentemente lhe faziam, não é verdade? Marinheiro, astronauta, cientista e até super-herói. As possibilidades de profissão eram as mais diversas e mal sabia você que o tempo passaria tão depressa e que hoje esta decisão seria tão urgente.
Vários são os caminhos e os motivos para escolher uma determinada profissão. Alguns pensam no retorno financeiro, outros na realização pessoal, e outros ainda visam alcançar certo prestígio ou status social. Seja por algum desses motivos ou por outros quaisquer, o que importa realmente é conseguir tomar uma decisão convicta e feliz.

Instruções
  1. 1

    Em primeiro lugar, procure verificar as áreas que mais lhe interessam e quais delas estão mais relacionadas ao seu estilo de vida. Com certeza, existe certa atividade que lhe atraia por alguma razão. Caso não tenha êxito, pesquise por profissões desconhecidas, trabalhos que você jamais tenha ouvido falar. Existem inúmeras pessoas que são extremamente realizadas em ofícios que jamais pensaram em trabalhar um dia.

  2. 2

    É preciso tomar cuidado com a veneração. Não é porque considere a profissão de médico bastante nobre que você estaria apto a desenvolver tal função também.

  3. 3

    Não se limite a um único alvo. Escolher uma profissão não é fechar os olhos para os demais ofícios que se pode desenvolver na vida. Pelo contrário, é crescente o número de empresas que se interessam por profissionais plurais, que dominem várias habilidades e que conseguem realizar tarefas diversas.

  4. 4

    É interessante observar as áreas que apresentam expansão no mercado de trabalho, como as engenharias, áreas ligadas ao meio ambiente ou a projetos sociais. No entanto, a grande oferta de oportunidades não pode ser o único argumento utilizado na hora da sua decisão, pois isso pode ser um fenômeno efêmero.

  5. 5

    Vale lembrar que nem sempre a profissão dos seus sonhos será a primeira a ser registrada em sua carteira de trabalho. Conseguir uma profissão que ofereça estabilidade pode ser árduo. Mas não desanime! Você pode se manter em outros empregos e usar os rendimentos para se aprimorar, subsidiando cursos técnicos ou profissionalizantes, por exemplo.

  6. 6

    Tenha em mente que todo bom profissional passa por um tempo de formação. Independente da carreira que optar, será necessário dedicação para estudar e se aperfeiçoar. Não se trata apenas de disposição para acompanhar aulas em um curso regular ou formal, por exemplo. Você poderá aprender uma profissão ao lado de familiares, caso eles possuam domínio em alguma área específica, mas esse aprendizado também lhe exigirá tempo.

Comentários
blog comments powered by Disqus