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Como escrever um email formal

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Como escrever um email formal

Tanto no mundo corporativo, quanto em nossa vida pessoal, é importante que saibamos redigir um e-mail da maneira mais formal o possível, porém sem exageros. Isso é importante, pois ao enviar um e-mail para o seu chefe ou alguém que esteja hierarquicamente superior a você, não se deve utilizar uma linguagem semelhante a que você utilizaria se estivesse conversando com um colega que trabalha ao lado ou mesmo com pessoas de fora da empresa.

No âmbito pessoal, também é importante saber como redigir um e-mail formal, pois muitas vezes temos que enviar mensagens a empresas ou pessoas importantes, com as quais não podemos utilizar qualquer tipo de linguagem.

Neste artigo, você irá encontrar algumas dicas para redigir um e-mail da maneira mais formal o possível. É certo de que não exista uma receita perfeita para isso, pois dependerá dos níveis de conhecimento e de cultura de cada pessoa.

Siga os passos abaixo para saber como escrever o seu e-mail formal de forma simples e objetiva.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Inicie o seu e-mail citando o nome do destinatário e o cumprimentando com um “bom dia”, um “boa tarde” ou “boa noite”. O cumprimento é uma formalidade essencial no mundo dos negócios e deve ser realizado sempre, seja por e-mail ou pessoalmente.

  2. 2

    Agora, redija o seu e-mail com bastante atenção. Utilize palavras educadas quando foi perguntar alguma coisa ou quando for solicitar que o destinatário faça algo por você. Por exemplo: para pedir que alguém o envie um formulário que você está precisando, escreva “gentileza encaminhar o formulário...” ou “por favor, encaminhe o formulário”. Nunca escreva diretamente, por exemplo: “encaminhe o formulário”. Demonstre-se educado (a).

  3. 3

    Evite escrever gírias no corpo do e-mail, essas palavras geralmente não são nem um pouco educadas e o seu remetente pode-se sentir constrangido por algumas palavras. Tome cuidado com a linguagem que irá utilizar durante o texto e certifique-se de que a sua mensagem esteja bem clara e seja de fácil entendimento.

  4. 4

    Agora, utilize termos formais para fechar a sua mensagem como “atenciosamente” ou “cordialmente”. Você também pode agradecer pela atenção que a pessoa dispensou para a leitura de seu e-mail inserindo “Grato (a) pela atenção” ou somente a palavra “grato (a)” no final de seu e-mail.

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    Por último, não deixe de assinar a sua mensagem. Insira o seu nome completo e os dados para contato como o número de seu telefone e/ou site. Essas informações são muito importantes, pois caso o destinatário precise entrar em contato com você, certamente irá procurar o número de seu telefone na mensagem de e-mail que você enviou. Agora, basta começar a treinar e tomar cuidado ao redigir seus e-mails formais. Boa sorte!

Dicas e AVISOS
  • Para verificar se o texto que você escreveu está de acordo com a norma culta do português, você pode verificá-lo em sites especializados como o Flip. Copie e cole o texto no campo indicado e clique em “Verificar Texto”. Caso haja algum erro sintático ou ortográfico em seu texto, o site irá indicá-lo e você poderá corrigi-lo antes de enviar o seu e-mail.
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