» Hobby » Artes e Entretenimento » Como escrever um livro

Como escrever um livro

Galeria
Como escrever um livro

Escrever um livro é o sonho de muitas pessoas, mas a maioria delas não sabem por onde começar por não terem muita experiência no ramo. Se você é uma delas acompanhe as dicas simples deste artigo e aprenda como escrever rapidamente seu livro com um enredo e personagens que fascinaram seu público.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Transformando Ideias

    Se você quer escrever um livro, mas não tem ideia do que irá escrever, busque inspiração em jornais, revistas, livros, filmes, músicas. Tudo que está a nossa volta pode nos servir como inspiração e é o que muitos escritores e roteiristas usam para desenvolver suas histórias.

    Depois que você já souber que história irá contar é hora de descobrir como irá contar, para isso basta escrever um pequeno resumo contendo os principais fatos que você deseja contar no livro e depois é só tirar o que você não irá usar e acrescentar fatos que você achar necessário.

  2. 2

    Desenvolvendo os Personagens

    Depois de definir qual será a história que você irá contar, você precisa fazer o perfil dos personagens que participarão da ação. Faça uma ficha com nome, idade e aparência de cada um dos personagens. Isso ajudará na hora de escrever seu livro. Não é necessário fazer uma ficha completa para cada um dos personagens, mas se atente aos principais, pelo menos, desta forma você terá um maior controle sobre o que se passa ao longo do livro.

  3. 3

    Criando o Enredo

    Quando você tiver definido o perfil dos personagens, história principal e como ela será contada, chega a hora de desenvolver o enredo do livro. O enredo é como se fosse o esqueleto da história e o que a sustenta. Deve ser escrito na ordem cronológica mesmo que na história os fatos não sejam apresentados de forma temporal. No geral o enredo apresenta:

    Situação inicial: Personagens e ambientes são apresentados.
    Quebra da Situação Inicial: Um acontecimento desfaz a situação inicial, causando grande impacto.
    Conflito: Surge um conflito para que seja resolvido.
    Clímax: Em busca de resolução e acerto de contas.
    Desfecho : Solução do conflito, que não significa final feliz.

    Agora sim, você está pronto para, de fato, começar a escrever seu livro. Escreva um pouco a cada dia para que isso se torne um hábito e enquanto estiver escrevendo a primeira versão do livro se esqueça da gramática, isso mesmo que você ouviu. Ficar preocupado com os possíveis erros de português podem te atrapalhar e tornar o processo de escrita do livro mais lento. Só depois que o livro estiver pronto, você deve revisá-lo e corrigir os erros.

    Estas são apenas algumas dicas de como escrever o seu livro, mas é claro que existem muitas outras que você descobrirá quando começar a escrever suas próprias histórias e maneiras incríveis de desenvolvê-las. Cada escritor tem seu próprio estilo, você também descobrirá o seu.

Comentários
blog comments powered by Disqus