» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como escrever uma carta de objetivos

Como escrever uma carta de objetivos

Galeria
Como escrever uma carta de objetivos

Quando nos candidatamos a uma vaga de trabalho é natural que identifiquemos as colocações que me melhor adequem-se as nossas aptidões, competências e qualidades. É de domínio público que nos ocuparmos com atividades que não gostamos não nos leva muito longe em uma carreira. Ninguém aguenta muito tempo fazendo aquilo que não gosta.

Portanto, antes de fazer o currículo é fundamental já sabermos o que queremos para o nosso futuro, afinal, já disse Séneca, célebre filósofo do Império Romano: “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    - Identifique coisas que você faz no dia-a-dia que você seja realmente bom. De preferência aquelas que você faz por simples prazer. Por exemplo: Bater papo com um grande número de pessoas – Se você encaixa-se neste perfil, um bom caminho seria aquelas atividades ligadas a “relacionamento com clientes”.

  2. 2

    Agora que já sabe em que é bom e te dá prazer faça uma pesquisa (Internet, revistas de carreiras, conversa com pessoas) das ocupações que envolvem essa atividade. Seguindo nosso exemplo, um bom caminho seria vendas, telemarketing, gerente de relacionamento, relações públicas. Em Marketing existe o conceito dos “quatro pês”: Preço, Produto, Praça e Promoção. Este é um conceito empresarial utilizado para lançar um produto ou serviço, você está vendendo sua força de trabalho, nada melhor do que o fazer com estratégia.
    Busque a faixa salarial dá profissão que você escolheu assim você aumentará suas chances na hora de colocar sua pretensão salarial. Quais são as qualidades necessárias para exercê-la? Quais são seus pontos fortes e fracos? Como aprimorá-los? Seria bom fazer algum curso? Você já fez algum que o ajudaria a obter uma colocação nessa área? Quais são os locais que deveria me divulgar? Quais empresas poderiam interessar-se pelo meu trabalho? Qual a melhor forma de me divulgar? Currículo ou Indicação? Algum amigo poderia me ajudar a obter uma colocação?

    Responda essas perguntas.

  3. 3

    Definido objetivos qualidades e pontos positivos que podem ajuda-lo é hora que começar a escrever.
    Uma regra básica para fazer uma redação sobre qualquer assunto é: Todo texto deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.
    Faça uma introdução comentando sobre quem é você. Defina de forma clara e direta seu objetivo: Busco a colocação de Relações Públicas.
    Não se estenda muito, três ou quatro linhas já são o bastante para o recrutador fazer o que você quer.

  4. 4

    O próximo passo é o desenvolvimento. Agora é hora de falar de suas qualidades, aptidões, objetivos pessoais e sua pretensão salarial.
    Sua pesquisa o ajudará muito nesta hora. Procure memorizá-la, o autoconhecimento é um dos fatores do sucesso.
    Quatro linhas são o bastante para este estágio do texto.

  5. 5

    Finalmente, faça a conclusão da carta de objetivos.

    Comece a frase com expressões: “desta forma; assim sendo; desta maneira; como um profissional de...”
    Este último parágrafo deve ser uma reafirmação sucinta dos principais pontos do texto. O final geralmente constitui-se um ponto perigoso, pois é necessário encerrá-lo de uma maneira agradável e coerente com tudo o que foi dito ao longo da carta. Evite jargões ou lugares comuns como: “Coloco minhas qualidades e aptidões a disposição desta empresa”. Termine de forma criativa e surpreendente sempre colocando suas qualidades em evidência.

Comentários
blog comments powered by Disqus