» Hobby » Como Escrever uma Recusa de um Convite

Como Escrever uma Recusa de um Convite

Galeria
Convite

Todo convite pede uma confirmação ou não de sua presença. Isso independe do tipo de evento que foi convidado. Muito menos do grau de amizade que possui com a pessoa que o convidou. Mesmo sendo uma recusa é preciso dar uma resposta à altura e educadamente em respeito ao convite. Assim a etiqueta pede que se redija uma mensagem recusando e justificando o porquê do não comparecimento ao evento. Sempre de maneira educada e mostrando a devida atenção que o anfitrião merece.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Seja sempre o mais cordial possível. Os convites já chegam com algum pedido de resposta. Seja junto ao cartão de convite ou apenas por email ou por um site do evento a resposta deve ser bem respondida para que não tenha uma confusão. Normalmente, se espera uma confirmação escrita ou digitada. O telefone não é bem aceito na questão de organização. Não deixe de responder mesmo que o cartão resposta não vier incluído.

    Em um primeiro momento, não se esqueça de agradecer o convite. Sempre de maneira muito educada. Fique feliz e agradeça por terem se lembrado de você, mesmo que não possa comparecer ao evento. É preciso levar em consideração, respeitosamente, que foi lembrando e isso é um ponto para ficar muito feliz.

  2. 2

    Se não puder comparecer, diga sempre o motivo que o impede de participar. Procure demonstrar o máximo de honestidade em sua resposta. Afinal, mentir pode ser descoberto. Um evento sempre reuni muito amigos e a verdade pode vir a tona rapidamente. O segredo é explicar, de forma breve, o motivo do não comparecimento.

    Sempre a resposta deve terminar positivamente. Após a lamentação por não poder estar junto a todos no evento é o momento de ser otimista e muito amigável e desejar sucesso e seu desejo em participar em outra oportunidade. Procure deixar em aberto um novo encontro ao anfitrião. Seja sempre cordial desde o início.

  3. 3

    Seja o mais pontual possível. Quando um convite é enviado, espera-se que seja confirmada a presença da pessoa. Assim o anfitrião poderá se organizar dentro do número de pessoas que irão comparecer. Procure enviar sua carta de recusa, seja escrita ou digital, com o máximo de antecedência possível. Quando mais breve for melhor. Seja breve, educado, e com o português em dia. Nada de mentir durante a redação da resposta. Também evite ser muito extenso em sua resposta. Pode-se e deve, posteriormente ao enviar a resposta, ligar e falar diretamente com o anfitrião.

Comentários
blog comments powered by Disqus