» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como espantar pernilongos

Como espantar pernilongos

Galeria
Como espantar pernilongos

Os pernilongos representam um imenso incômodo doméstico: além de terem o potencial de transmitir doenças graves como a dengue e a febre amarela, com frequência perturbam o sono durante a madrugada. Veja as dicas a seguir e aprenda como espantar pernilongos e insetos em geral.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Uma das primeiras medidas a serem tomadas contra os pernilongos é impedir que eles entrem em contato com o ambiente doméstico. O horário mais comum em que os pernilongos adentram nas casas é ao fim da tarde, mais ou menos às 16h30, 17h. Neste horário, o ideal é manter as portas e janelas fechadas.

  2. 2

    Mantenha berços e camas protegidos com mosquiteiros. Lave e higienize semanalmente os mosquiteiros de modo a não permitir que estes acumulem poeira, causando alergias. Se possível, coloque também telas protetoras contra insetos em todas as janelas das casas. Repelentes elétricos são outra forma de proteger a sua família: mantenha-os sempre ligados e com o refil novo, o que potencializa a sua atividade. Caso escolha o uso de repelentes em espiral, mantenha-os distante de animais domésticos e crianças.

  3. 3

    As crianças e os idosos merecem uma atenção especial em relação aos pernilongos. Adquira repelentes em spray e antialérgicos e passe sobre a pele descoberta das crianças e dos idosos, principalmente se estes forem realizar caminhadas em matas e florestas.

  4. 4

    Acenda velas e incensos que possuam citronela em sua formulação. A citronela contém propriedades específicas que espantam de maneira eficaz os pernilongos e insetos em geral. Acenda pelo menos 1 vela ou incenso de citronela em cada um dos cômodos da casa, principalmente perto das janelas. Outra opção é misturar água, eucalipto, louro e citronela com água fervente e espalhar a mistura por diferentes ambientes da casa, em especial na cozinha, varanda, jardim e quintal. O odor resultado da mistura é uma outra eficiente forma de acabar com os pernilongos e moscas.

  5. 5

    Em sítios ou fazendas, a casa deve ser construída distante do curral ou ambiente dos animais, de modo a evitar a alta concentração de pernilongos e mosquitos dentro do ambiente doméstico. Os lixos devem ser recolhidos de forma eficaz, principalmente o lixo orgânico, que deve ser utilizado para adubo ou incinerado, haja vista o seu enorme potencial para atrair pernilongos e diversas variedades de insetos.

  6. 6

    Mantenha sempre à mão uma raquete anti-pernilongos. Recarregue o objeto sempre antes de utilizá-lo e combata os pernilongos, mosquitos e moscas que se aproximarem de sua residência.

Comentários
blog comments powered by Disqus