» Tecnologia » Software » Como espelhar no sketchup

Como espelhar no sketchup

Galeria
Como espelhar no sketchup

O Sketchup, software de modelagem 3d fornecido gratuítamente pela Google na versão Free, é poderoso e simples de usar. Com inúmeras funcionalidades presentes em grande parte dos modeladores 3d do mercado, inclusive na versão Pro do próprio Sketchup, ele permite a criação diretamente em ambiente tridimensional de uma gama infinita de peças e modelos.

O programa foi desenvolvido por uma empresa dos Estados Unidos chamada At Last, que foi adquirida pelas empresas Google em março de 2006. Esta disponibilizou, numa estratégia de marketing que é a sua marca registrada, uma versão grátis para uso não comercial ou empresarial do Software.

Veja neste artigo como espelhar um objeto, uma das mais interessantes e produtivas funcionalidades do Sketchup.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Plugins para o Sketchup.
  1. 1

    Espelhando Com o Uso de Cálculo Automático de Coordenadas ( -1)

    Selecione o bloco que deseja espelhar e clique em 'Scale'.

    Clique sobre a área do retângulo que circunda a lateral cuja será usada como o eixo do espelhamento.

    Digite -1 no teclado e tecle 'Enter'.

    Se desejar manter a imagem inicial no mesmo lugar e duplicá-la por espelhamento, antes de espelhar copie-a e depois do espelhamento cole-a no local.

  2. 2

    Espelhando Com o Uso da Função 'Flip/Virar'

    Selecione o objeto clicando sobre qualquer ponto de sua geometria.

    Acione o botão direito do mouse e escolha a função 'Flip' ou 'Virar' no Sketchup em português.

    A imagem será espelhada, porém neste caso ela ocupará o mesmo espaço de antes, tomando como referência o seu centro de massa.

  3. 3

    Espelhando Blocos Simétricos Manualmente

    Selecione todo o bloco que deseja espelhar.

    Tecle 'Ctrl+C' .

    Trace uma linha perpendicular partindo do centro de massa da aresta que servirá como eixo do espelhamento.
    A linha será paralela ao plano base do ambieente da figura.

    Aplique á linha recem criada a medida, em unidades, igual ao eixo longitudinal.

    Tecle 'Ctrl +V' .

    Arraste a figura até o centro de massa coincidir com a extremidade da linha criada.

    Clique em 'Rotate', tomando como base o plano perpendicular ao qual deseja o espelhamento.

    Selecione a aresta da segunda figura e a arraste até coincidir com a da primeira.

    Una as duas figuras.

    Este método embora seja mais trabalhoso do que usar as funções flip e de recálculo de coordenadas, traz benefícios quanto à performance do hardware , no caso de blocos muito grandes e com renderização pesada.

Dicas e AVISOS
  • Desenvolva figuras e exporte em arquivo com a extensão padrão do software que a utilizará.
  • Baixe plugins para integrar o Sketchup com outros softwares da google.
Comentários
blog comments powered by Disqus