» Família » Bem-Estar da Família » Como estancar sangue

Como estancar sangue

Galeria
Como estancar sangue

Entende-se por sangramento toda a perda de sangue dos vasos sanguíneos que ocorra em qualquer parte do corpo. Quando isso acontece, é fundamental procurar estancar o sangue o mais rápido possível. Na maior parte das vezes, não é complicado conseguir parar o sangramento; contudo, se a hemorragia continuar isso pode causar danos sérios na circulação, nos tecidos e nos órgãos vitais, levando inclusive à morte.

Aprenda aqui algumas dicas de como estancar o sangue, em caso de acidente. E lembre-se, deve se chamar a ambulância em qualquer caso, mesmo que não seja muito grave, em caso de precaução. Já diz o ditado que mais vale prevenir do que remediar.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Se o sangramento é pequeno e lento é porque está perante um ferimento de menor gravidade. No entanto, isso não implica que não aja com urgência e procure estancar a hemorragia. Para isso, comece por sentar ou deitar a pessoa acidentada, limpe a ferida de corpos estranhos com água da torneira (nunca use antissépticos, que podem prejudicar a pele) e aplique um curativo estéril no ferimento. Utilizando a sua mão, faça pressão sobre a ferida e o sangue deverá estancar em 10 minutos, no máximo.

    Caso o sangramento continue, chame o médico ou a ambulância imediatamente.

  2. 2

    Se o ferimento for grave e o sangramento for muito rápido, sem que o sangue tenha tempo para coagular, então deve fazer o ferido deitar-se e, de preferência, com as pernas elevadas sobre o nível da cabeça; limpe toda a sujeira e corpos estranhos do ferimento com água, mas não remova objetos grandes (facas, vidros, etc), já que podem aumentar o sangramento; e aplique diretamente sobre a ferida uma almofada de gaze ou um pano dobrado, para fazer pressão, até conseguir estancar o sangue.

    Mantenha a pressão até chegar ajuda. Chame imediatamente o médico e a ambulância e vá vigiando os sinais vitais da vítima. Se a gaze ensopar, troque-a muito rapidamente por outra nova. Atenção, não deve usar nunca torniquetes para tentar estancar o sangue; isso pode levar à amputação de um membro, por exemplo.

  3. 3

    Por fim, existe ainda a possibilidade de um sangramento interno. Nestes casos, infelizmente, não existe muita coisa que possa fazer para ajudar. Deve chamar imediatamente a ambulância e procurar acalmar a vítima, vigiando os seus sinais vitais e procurando mantê-la confortável. Não se desespere e mantenha-se calmo durante todo o processo, só assim poderá ajudar o acidentado a ultrapassar o momento complicado.

Dicas e AVISOS
  • Sempre que possível, utilize luvas para estancar o sangue de uma pessoa acidentada, de forma a prevenir infecções.
Comentários
blog comments powered by Disqus