» Hobby » Carros » Como esticar a corrente da moto

Como esticar a corrente da moto

Galeria
Como esticar a corrente da moto

Seja para fugir do transporte coletivo, não ficar mais nos enormes congestionamentos ou mesmo somente para chegar mais cedo ao seu destino, centenas de pessoas todos os dias estão comprando uma motocicleta e deixando esses problemas de lado. A moto é um veículo de agilidade e com ela o motociclista consegue passar em quase todos os tipos de lugares onde geralmente não se é possível passar utilizando outro tipo de veículo. Outro grande benefício das motocicletas é em relação ao consumo de combustível. Alguns modelos de motocicletas chegam a fazer cerca quatro vezes mais quilômetros rodados por litro de combustível do que os carros mais econômicos do mercado. Com isso você pode rodar o dia inteiro sem se preocupar com o combustível, já que o preço da gasolina está mais caro a cada dia em nosso país.

Porém com todo este movimento e também o desgaste natural das peças da moto, é necessário cuidar da manutenção de sua motocicleta para que você possa rodar com segurança pelas ruas da cidade. Uma das manutenções mais constantes para os donos de motocicletas é o aperto da corrente de transmissão, que deve ser realizado a cada mil quilômetros rodados. Alguns donos preferem levar seus veículos a uma oficina especializada, porém você mesmo pode fazer isso em poucos segundos, aprenda como fazer seguindo os passos abaixo.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Lubrificante para correntes
  • Chaves de boca
  1. 1

    Primeiramente você deve apoiar a sua motocicleta preferencialmente no cavalete central para que a roda traseira fique suspensa e você possa trabalhar com mais facilidade. Caso a sua moto possua somente o cavalete de apoio lateral você poderá usar um apoio para mantê-la reta ou pedir a uma pessoa que a segure enquanto realiza o aperto da correte. Caso não tenha ninguém que possa auxiliá-lo o aperto também poderá ser feito com a moto apoiada no cavalete lateral, porém exigirá um esforço um pouco maior e também mais atenção para puxar a roda.

  2. 2

    Depois de apoiar firmemente a sua moto, utilize uma chave de boca para soltar o parafuso do eixo da roda traseira, você não precisa retirá-lo, somente deixar frouxo o suficiente para movimentar a roda.

  3. 3

    Em seguida utilize uma chave de boca menor para soltar as contra porcas que existem na ponta de cada lado da balança da moto (peça onde é fixada a roda). Em seguida puxe a roda para trás com as mãos para esticar um pouco a corrente.

  4. 4

    Logo após você deverá apertar as duas porcas (uma de cada lado) dos parafusos da balança para esticar a corrente até o ponto desejado, tome cuidado para não apertar demais a corrente, pois isto poderá danificar outras peças do conjunto de relação da moto. Depois de esticá-la, prenda novamente as contra porcas para que a roda não volte para trás e a corrente volte a ficar frouxa.

  5. 5

    Por último aperte a porca do eixo da roda traseira com firmeza. É importante que ela fique bem apertada para evitar que a roda solte enquanto você anda com a moto.

  6. 6

    Lubrifique a corrente utilizando um pouco de óleo para motor ou específico para correntes e pronto! Agora você já poderá rodar por no mínimo mil quilômetros sem se preocupar.

Dicas e AVISOS
  • Verifique as marcações do kit de relação de sua moto para verificar se já está na hora de substituí-lo. Para saber onde estão localizadas estas marcas no modelo de sua moto basta consultar o manual do usuário.
  • Para obter maiores informações a respeito do aperto da corrente em sua moto consulte o manual do usuário.
Comentários
blog comments powered by Disqus