» Dinheiro » Negócios » Como estruturar uma empresa

Como estruturar uma empresa

Galeria
Como estruturar uma empresa

O Brasil, segundo um ranking mundial, ocupa o 2º lugar em número de empreendedores. Por um lado, isso é muito bom, pois o povo brasileiro é um dos mais criativos do mundo e vem utilizando essa qualidade para gerar empregos e renda. No entanto, muitas empresas acabam “morrendo” cedo, por diversos fatores; o mais recorrente deles é a falta de preparo e informação por parte dos empresários que são motivados a fazer aquilo que gostam e sobreviver com seus talentos, mas não pensam que uma empresa é movida por muito mais fatores do que somente o técnico. Se você é um empresário, ou conhece alguém, que precisa de ajuda, confira esse artigo em que serão dadas orientações iniciais de como estruturar uma empresa.

Instruções
  1. 1

    Primeiramente, a empresa precisa estar legalmente estabelecida. Caso ela ainda não tenha um CNPJ, isto é, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, não perca mais tempo: procure a Receita Federal e regularize sua situação. Caso seja um empreendedor individual, você também pode ter um CNPJ e ainda pagar impostos com alíquotas reduzidas. Lembrando que, quando for necessário adquirir qualquer tipo de empréstimo em bancos, os juros são reduzidos e os limites são maiores. Por isso, vale realmente a pena ser cadastrado no sistema nacional. Além disso, você precisará de diversos outros documentos, como por exemplo, o Alvará de Localização e alguns outros.

  2. 2

    Em seguida, é importante manter-se em dia com seus compromissos contábeis, além de definir a melhor forma de arrecadação de impostos da sua empresa. Empresas que não possuem serviços, podem ser automaticamente inscritas com o Simples Nacional, forma de arrecadação através de um imposto único. Caso a empresa preste serviços, os mesmos precisam ser analisados. Serviços de base intelectual, como consultorias, por exemplo, fazem com que a empresa tenha que contribuir por formas mais complexas, através do Lucro Real ou Lucro Presumido. No entanto, caso o serviço prestado não seja de base intelectual, sendo de consertos, por exemplo, a empresa ainda pode ser classificada no Simples. Para escolher a melhor forma de contribuição, converse com o seu contador.

  3. 3

    Outras áreas também devem ser estruturadas, como a de marketing, recursos humanos, etc. No entanto, as orientações explicitadas aqui foram as básicas, isto é, as necessárias só para a abertura e existência da empresa. Nem por isso, os outros departamentos são menos importantes; todas as áreas são interdependentes. Por isso, esteja sempre analisando sua empresa à procura de melhorias, pois elas certamente poderão existir.

Comentários
blog comments powered by Disqus