» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como estudar para oab

Como estudar para oab

Galeria
Como estudar para oab

O exame da Ordem dos Advogados do Brasi,l ou mais conhecido como o exame da OAB, é um procedimento necessário para o estudante de Direito que se tornou bacharel adquirir a qualificação de advogado e ser inscrito através de uma carteira com uma numeração específica no quadro de advogados do Brasil. Se você está cursando a faculdade de Direito e está prestes a realizar a prova da OAB, você tem de prestar atenção no passo a passo de como passar nesse concorrido exame.

Instruções
  1. 1

    A primeira coisa que você deve ter em mente é que você não vai recuperar 5 anos de faculdade em apenas um, por isso é essencial que desde cedo você comece a se dedicar aos seus estudos. O exame da ordem é um exame que requer atenção e para que você consiga realizá-lo com sucesso nas duas fases que o compõe primeiramente você deve se concentrar na primeira fase.

  2. 2

    A primeira fase requer muita atenção, é uma prova objetiva com 80 questões. O candidato que acertar no mínimo 40 é qualificado e passa para a segunda fase do exame da ordem. Para a primeira fase você deve estudar fazendo um apanhamento de tudo o que você viu até o presente momento do seu curso. Procure não se ater a mínimos detalhes, pois não há tempo para isso, você deve estudar de forma genérica porque são todas as máterias que serão abrangidas pela primeira fase.

  3. 3

    Uma excelente dica é você adentrar no site próprio da OAB, acesse o link: http://www.oab.org.br e, procure pelas últimas provas realizadas, leia as perguntas com atenção e suas alternativas e tente respondê-las sem ver o gabarito e, após confirme suas respostas. É essencial esse procedimento, nenhum candidato deve fazer o exame da ordem sem antes ver como é o critério que se usa para o formulamento das perguntas e respostas.

  4. 4

    Outra ótima sugestão é você comprar aqueles pequenos livrinhos e apostilas que são vendidos em bancas de revistas e jornais, são simples e pequenos mas são de grande utilidade pois abrangem coisas específicas e no momento é disso que você precisa, de algo simples, prático e rápido. Não estude por livros imensos, nem artigos de internet enormes, procure por coisas práticas, por sínteses.

  5. 5

    O famoso cursinho também é muito bem vindo, o critério que eles trabalham é com as últimas 15 provas realizadas pela OAB, eles focam nas últimas perguntas que caíram no exame, trabalham com algo específico e personalizado, por isso é de grande valia.

  6. 6

    Para a segunda fase da OAB você deve tirar a nota 6,0 no mínimo, a prova é composta de 4 perguntas valendo cada uma 1,25, todas sendo situações problemas e mais uma peça profissional que vale 5,0 pontos. Para esta fase primeiramente você deve escolher que matéria você quer realizar, pois há a possibilidade de você escolher entre qualquer máteria de Direito que lhe agrada, e a matéria escolhida por você fará com que a sua peça seja da mesma matéria.

  7. 7

    Depois de escolher o ramo do Direito que você irá realizar a sua peça e responder as suas 4 perguntas, procure memorizar a estrutura das peças, por exemplo, se você escolheu fazer Direito Penal, você deve memorizar por exemplo como é feita uma apelação no âmbito penal, como é feito o relaxamento de prisão, dentre outras. Procure memorizar o máximo número de peças relativas a máteria que você escolheu, tente decorar a estrutura, pois o caso é específico e somente na hora você irá saber, mas é importante que você saiba montar a peça, pois é somente na hora que você fará a fundamentação, podendo utilizar Código da matéria escolhida para te auxiliar no fazimento da prova.

  8. 8

    Desta forma, para a segunda fase do exame da OAB não há muito segredo, o mais importante é você escolher a matéria que você mais gosta e não a que ache mais fácil, pois embora a matéria que você goste possa parecer mais díficil com certeza na hora de fazer a estrutura da peça você terá muito mais facilidade em montá-la do que escolhendo uma matéria que você ache mais simples. E memorize as estruturas das peças relativas a matéria que você escolheu, isso é essencial para a realização de uma boa prova. Seguindo essas dicas com certeza você vai gabaritar o exame da ordem por completo.

Comentários
blog comments powered by Disqus