» Casa » Manutenção Doméstica » Como evitar mofo na madeira

Como evitar mofo na madeira

Galeria
Como evitar mofo na madeira

O mofo é basicamente um fungo que aparece onde existe umidade Nos locais que não são arejados como armários de madeira aparece muitas vezes o mofo. É horrível abrir por exemplo um armário e descobrir que o mofo já esta a aparecer por todo e lado e inclusive para os objetos que estão lá armazenados. Para acabar com o mofo na madeira existem algumas medidas que se podem tomar, vamos tomar como exemplo um armário de madeira.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Verniz
  • Lixa
  1. 1

    Uma dessas medidas é abrir os armários e retirar tudo que lá tem armazenado deixando o armário aberto ao sol. Se fizerem isto durante uns dias seguidos o mofo irá desaparecer aos poucos, o problema é que no inverno seguinte ele irá voltar. Para prevenir isso vamos pegar no armário de madeira e vamos retirar tudo que lá tem guardado. Após isso vamos pegar no aspirador e limpar toda a sujidade incluindo o mofo.

  2. 2

    Depois vamos comprar lixa própria para madeira e passar a lixa por todo o armário até ficar apenas com a madeira original, ou seja, vamos remover todo o verniz do armário e ao mesmo tempo vamos remover a fundo todo o mofo que ainda existia dentro do armário. Depois deste processo estar concluído deixe repousar o armário num local arejado para que toda a umidade desapareça. Passado cerca de oito dias pode voltar ao armário e voltar a passar a lixa, desta vez de modo mais rápido, não é necessário ir tão a fundo como da primeira vez.

  3. 3

    Agora vamos passar por todo o armário uma camada de verniz anti fungos, será um verniz incolor que apenas vai proteger o aparecimento do mofo. Deixe secar bem esta primeira camada de verniz e depois tente encontrar um verniz próprio para a madeira de que é feito esse armário, e volte a passar uma segunda camada agora com esse verniz decorativo. Depois de secar terá agora um armário completamente restaurado e ao mesmo tempo livre de mofo e outros fungos. A ainda assim para prevenir o aparecimento de novos fungos vá abrindo as portas do armário nos dias de sol para que a madeira possa respirar e não acumule de novo a umidade Caso armário em questão esteja num local úmido como uma cozinha por exemplo, pode sempre comprar um desumidificador e deixar ligado durante a noite. Basta fazer este processo um ou dois dias a cada 3 meses. Verá que assim acaba com os fungos em todos os locais e este processo pode ser aplicado não só no armário de madeira mas em todos os locais onde tenha madeira em casa como por exemplo nas prateleiras da dispensa.

Dicas e AVISOS
  • Procure bem porque o mofo está escondido normalmente.
Comentários
blog comments powered by Disqus