» Casa » Manutenção Doméstica » Como evitar mofo no colchão

Como evitar mofo no colchão

Galeria
Como evitar mofo no colchão

Manter o colchão limpo e sem mofo é uma questão de higiene e saúde e, com saúde não se brinca. Colchão é um item de maior probabilidade de adquirir mofo. Isso porquê está expostos a fungos e bactérias responsáveis por essa anomalia. Essas bactérias e fungos transmitem doenças, desde simples alergias até doenças mais sérias. O maior responsável por isso é o usuário descuidado. Para evitar o problema fique atento a algumas dicas.
Prefira comprar colchão de mola. Os de espumas tendem mais a segurar umidade. Isso facilita a presença de invasores. Se seguir as dicas direitinho terá um colchão com aparência de novo por muito mais tempo. Manterá a qualidade. Terá um sono tranquilo e saúdavel.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Se estiver ao seu alcance, evite morar em lugares pouco arejado e que não permitam a entrada do sol. A proliferação de bactérias se dá em ambientes com pouca luz e que estejam sujeitos a umidade. Mantenha, em dias ensolarados, a janela aberta. Se não estiver ao seu alcance escolher onde morar e nem puder deixar a janela aberta, retire o colchão do quarto ao menos uma vez por semana e deixe exposto ao sol por uma ou duas horas. Deixar muito tempo pode ressecar o colchão. Troque os lençóis e fronhas periodicamente. O ideal é trocar uma vez por semana. Se tiver tempo diminua o intervalo para troca de fronhas e lençóis. Os edredons também devem tomar sol, pois poderão segurar umidade. Nunca vá para cama sem tomar banho, pois a presença da sudorese, substançia liberada pelo suor, propicia um ambiente prolifero para bactérias e fungos. A conseqüência é um colchão mofo. Evite comer e beber na cama. Corre-se o risco de derramar algo no colchão. Não pule, não brinque e não fique em pé no colchão. Alguma sujeira presente em seus pés poderá contaminar o colchão. A palavra de ordem é, cuidado. Mude a posição do colchão de tempos em tempos. Não deixe a janela aberta em dias de chuva. Poderá molhar o colchão favorecendo que ele mofe. Não encoste a cama na parede, pois o ar não circulará e assim, aumentam as chances de estragar o colchão. Todas as dicas são voltadas para a higiene. Se agir dessa forma não terá problemas e ainda economizará dinheiro. As lojas aceitam seu usado na hora de trocar. Além de saudavel poderá ganhar algum dinheiro na hora de trocar seu colchão usado por um novo.

Comentários
blog comments powered by Disqus