» Dinheiro » Negócios » Como evitar o aquecimento global

Como evitar o aquecimento global

Galeria
Como evitar o aquecimento global

O aquecimento global se caracteriza pelo aumento de temperatura do planeta, causado principalmente pela emissão de gases poluentes proveniente de combustíveis fósseis como o petróleo, carvão mineral e gás natural. As atividades humanas têm sido a principal causa dessas alterações climáticas.

Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), o século vinte foi o mais quente dos últimos cinco séculos. Em razão disso, cientistas e autoridades ambientais do mundo inteiro vêm procurando soluções para evitar que este quadro se agrave.

Instruções
  1. 1

    Diminuir o uso de combustíveis fósseis. Dentre eles estão relacionados o querosene, a gasolina e o diesel. Esses gases formam uma camada poluente que tem muita dificuldade de dispersão. Ela origina o efeito estufa que retém mais calor na atmosfera.

    O efeito estufa é o fenômeno que permite que a Terra se mantenha aquecida para que os seres vivos consigam sobreviver nela. Porém, o aumento excessivo desta temperatura o torna prejudicial, pois causa o aquecimento global.

  2. 2

    Usar biocombustíveis, mas de forma moderada, uma vez que o uso desses combustíveis pode gerar destruição de florestas para para ampliar as áreas de cultivo. Desmatar para criar um combustível mais "limpo" não faz sentido.

  3. 3

    Evitar o desmatamento e as queimadas nas florestas. O desmatamento traz sérios prejuízos para a população mundial, dentre elas a perda de biodiversidade, a redução das chuvas, diminuição da umidade do ar, aumento do efeito estufa, desertificação, dentre outros.

  4. 4

    Promover a conscientização da população sobre a importância da coleta seletiva de lixo.

    O lixo tem relação direta com as alterações climáticas e a correta reciclagem pode ajudar a evitar o superaquecimento da Terra, pois reciclando, não será necessário utilizar uma grande parte dos processos de produção, diminuindo também a emissão de gases poluentes pelas indústrias.

  5. 5

    Utilizar, obrigatoriamente, catalisadores nos escapamentos dos automóveis, motos e caminhões.

    Os gases emitidos pelos escapamentos dos automóveis, motos e caminhões são grandes vilões na luta pela preservação ambiental. Gases como óxidos de carbonos, óxidos sulfúricos, óxidos de nitrogênio e monóxido de carbono são extremamente prejudiciais não apenas para a saúde da população, mas para a preservação do meio ambiente. Influem diretamente na destruição da camada de ozônio, que tem como finalidade servir de camada protetora contra os nocivos raios ultravioletas.

  6. 6

    Implementar programas de reflorestamento e arborização nas cidades. Através de projetos de arborização, é possível reduzir a poluição atmosférica, pois a presença de árvores ajuda a reter grande parte de partículas emitidas por motores a diesel, por exemplo.

Dicas e AVISOS
  • Sempre que possível, ande de ônibus ou bicicleta.
  • Recicle seu lixo.
Comentários
blog comments powered by Disqus