» Casa » Manutenção Doméstica » Como evitar o mofo em roupa de couro

Como evitar o mofo em roupa de couro

Galeria
Como evitar o mofo em roupa de couro

O mofo pode ser um problema em qualquer ambiente úmido ou molhado. Quando o couro, como uma jaqueta, sela, luvas ou sapatos de couro, é afetado pelo mofo, ele pode corroer o couro deixando-o irreversivelmente danificado. Tenha em atenção onde guarda as suas peças de couro e se mantém as suas roupas arejadas e em locais secos e ventilados. Esse cuidado básico vai poupar muitas surpresas desagradáveis, principalmente em artigos caros como os de couro. Veja como:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Coloque uma máscara, luvas de borracha e óculos de protecção. As alergias ao mofo são comuns e podem provocar danos graves em seu sistema respiratório. Usar essa proteção evita reações alérgicas ao mofo. As luvas também evitam irritação na pele que possa advir do uso de álcool e outros produtos de limpeza.

  2. 2

    Misture 1 parte de água com 1 parte de álcool em uma tigela ou balde. Mergulhe um pano na mistura e torça-o bem. O pano deve ficar úmido.

  3. 3

    Esfregue suavemente o couro com o pano. Enxagüe o pano novamente sempre que fique coberto de mofo. Isso acontece geralmente após a limpeza a cada seção que seja igual ao pano em dimensão.

  4. 4

    Aplique sabão neutro e esfregue-o no couro se o álcool e a água não tiverem sido suficientes para limpar completamente o mofo do couro. Os sabões/sabonetes para couro são ideais, tais como aqueles usados ​​para selas de cavalo, mas um sabão detergente suave irá funcionar muito bem. Limpe o sabão com água e um pano.

  5. 5

    Coloque o couro sob um ventilador onde ele consiga apanhar bastante ar. Idealmente, o couro deve ser pendurado para garantir que todos os lados ficam igualmente expostos para a secagem. Guarde a sua peça de couro apenas quando tiver secado completamente.

  6. 6

    Se o seu couro apenas cheira a mofo e não apresenta manchas, pulverize-o revestimento com uma leve névoa de ambientador que não agrida o couro. Deixe ao ar para secar pelo menos um dia. Teste em um pequeno canto da peça de couro antes de aplicar o pulverizador por todo ele.

  7. 7

    Você pode ainda encher uma meia com algumas partículas de bicarbonato de sódio ou grãos de café e amarrá-la fechada. Coloque o casaco de couro sobre uma superfície plana e abra-o. Coloque a meia dentro do casaco e fecheo, Espere cerca de uma semana e verá que o cheiro a mofo desaparecerá!

Comentários
blog comments powered by Disqus