» Casa » Manutenção Doméstica » Como evitar o mofo no guarda-roupa

Como evitar o mofo no guarda-roupa

Galeria
Como evitar o mofo no guarda-roupa

O mofo, que também recebe o nome de "bolor", é um aglomerado (população) de fungos que se desenvolvem sob condições adequadas de umidade em determinado local, e que, ao se instalarem e se espalharem em forma de colônia, poderão acarretar uma série de problemas como: odor ruim em roupas, problemas em eletrodomésticos, deterioração em alimentos, problemas de saúde como alergias, rinites, entre outros.

Um dos fatores propícios aos fungos para se desenvolverem dentro de um guarda-roupa é a umidade do ambiente, somado à pouca circulação de ar dentro do mesmo.

Quanto à questão da circulação de ar, a solução pode ser simples: basta periodicamente manter-se abertas as janelas ou portas do local, que toda a umidade do ar deste ambiente é posta em circulação. O problema está em: como eliminar a umidade dentro do guarda-roupa fechado? Pois, convenhamos, não é nada conveniente ter que deixar abertas todas as portas e gavetas dos armários todos os dias, para evitar o acúmulo do mofo...

Então, segue abaixo uma dica para preparar uma solução "caseira" de anti-mofo, utilizando-se utensílios simples, de fácil aquisição.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para preparar o anti-mofo caseiro, você precisará dos seguintes ingredientes:

    - Um giz, que será picado em 3 partes;
    - Arroz;
    - Sal;
    - Talco;
    - Pequenos pedaços de papel picado.
    - Carbonato de cálcio;
    - Amido de milho;
    - Algodão.
    - Um recipiente plástico pequeno;
    - Filtro de café.

  2. 2

    Modo de preparo:

    Dentro do recipiente, acrescente todos os ingredientes misturados, o que resultará em uma mistura um tanto quanto homogênea, levando em consideração que todos os componentes são de cor branca. Feito isso, tampe o recipiente com o filtro de café, de forma a vedá-lo (fixando o filtro com fita durex).
    A característica que todos esses ingredientes misturados têm em comum é que eles absorvem com muita facilidade a umidade do ar. Assim sendo, essa mistura tenderá a se umedecer com o passar do tempo, absorvendo toda a umidade presente dentro do guarda-roupa.
    Essa umidade acumulará dentro do recipiente em forma de líquido. Então, logicamente, você deverá substituir a mistura de tempos em tempos, pois já estará bem umedecida.
    Procedendo dessa forma, com certeza você conseguirá evitar, ou reduzir drasticamente, o acúmulo do mofo dentro do guarda-roupa, e em tudo que lá estiver guardado.

Comentários
blog comments powered by Disqus