» Casa » Manutenção Doméstica » Como evitar o mofo no teto

Como evitar o mofo no teto

Galeria
Como evitar o mofo no teto

Considerado por 10 entre 10 donas de casa como o pior inimigo do lar, o mofo é uma espécie de fungo que, além de causar um cheiro desagradável e estragar paredes, móveis, roupas, cortinas, livros etc., podem também provocar reações alérgicas, irritação nos olhos e doenças respiratórias, como a asma. A principal causa da ocorrência do mofo é a umidade, mas também podem surgir em recintos pouco iluminados e mal arejados. É importante ressaltar que não existe um método com cem por cento de eficácia para prevenir o mofo, pois existem mais de 200 espécies de mofos e sua profiferação se dá pelo ar atmosférico. A temperatura para o surgimento das espécies de mofo também variam, podendo o mofo surgir, dependendo da espécie, em ambientes mais úmidos ou menos úmidos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Previne-se o mofo, de uma forma geral, mantendo os ambientes limpos, ventilados e secos. Condicionadores de ar, desumificadores de ar e produtos que absorvam a umidade também são bem-vindos na prevenção do mofo. Faça com frequência a limpeza de guarda-roupas, estantes e armários, de preferência com produtos antimofos, que hoje existem em abundância nos mercados e lojas especializadas. E não se esqueça de antes de guardar novamente as roupas, estendê-las a sol.

  2. 2

    Basta uma parede suja para que o mofo surja! Assim, periodicamente procure lavar as paredes e os tetos com uma solução de água e sabão neutro, servindo-se de uma esponja macia. Após a lavagem, enxague abundantemente as paredes e os tetos com água potável, deixando-as depois sujeitas a bastante ventilação para que seque bem. A água sanitária, como costumam recomendar, só deverá ser usada nas paredes quando já tiverem com mofo e não para preveni-lo, pois a pintura poderá ser prejudicada pela ação do alvejante.

  3. 3

    Como a ventilação é fator primordial para que o mofo não apareça, procure manter sempre as janelas e portas abertas, principalmente no inverno, caso em que você poderá optar por uma janela em que haja maior circulação de ar ou por períodos do dia para manter as portas e as janelas abertas, de modo a evitar que a casa fique sem ventilação por mais de seis horas, o que também já é suficiente para que o mofo se instale.

  4. 4

    Para ambientes como banheiro e saunas, que são propícios para proliferação do mofo, devido à umidade e aos vapores, quando for renovar a pintura das paredes e dos tetos, utilize tinta acrílica antimofo (duas ou três demãos), pois elas contêm fungicidas capazes de prevenir o aparecimento desses monstrinhos.

Comentários
blog comments powered by Disqus