» Saúde » Viver Saudável » Como exercitar o cerebro

Como exercitar o cerebro

Galeria
Como exercitar o cerebro

Com o passar dos anos grande parte do nosso organismo vai se debilitando e com o nosso cérebro isso não seria diferente. Dia após dia vamos ficando mais velhos, a capacidade que tinhamos antes com 15 anos de idade não é a mesma com 30, 40 e assim sucessivamente. Por isso se faz de suma importância exercitar constantemente o cérebro. Se você quer saber alguns exercícios para fazer isso é só conferir aqui.

Instruções
  1. 1

    De primeiro momento é importante que você identifique em que área de sua vida você possui maior dificuldade para exercitar o seu cérebro. Comecemos pela memória, com o passar do tempo nossa memória vai envelhecendo, a capacidade de se recordar ou decorar algo diminui com o tempo, por isso é fundamental exercitá-la constantemente. Para isso, aqueles joguinhos de memória são uma das melhores opções, jogue-os constantemente, isso ajuda a ativar a memória e a restabelecer a capacidade do cérebro. Você pode fazer um jogo próprio seu, como por exemplo, escreva dez palavras numerando-as, leia quantas vezes precisar e após tente sem o papel lembrar de cada uma em sua ordem respectiva. Decorar números também ajuda em demasia para exercitar o cérebro.

  2. 2

    Outra dica fundamental é manter o cérebro em constante movimento, ou seja, procure ocupá-lo o máximo possível, é importante que o seu cérebro não se congestione, muitas pessoas além de possuírem o sedentarismo no corpo possuem no cérebro também, não o exercitam e isso afeta ainda mais a sua capacidade cerebral.

  3. 3

    Ler bastante é outra sugestão maravilhosa para exercitar o seu cérebro, pois o estimula com variadas informações, por isso é importante ler tudo, sobre diversos assuntos, pois assim o seu cérebro será exercitado em todas as áreas possíveis.

  4. 4

    Outro exercício bastante eficaz para exercitar o seu cérebro vem a ser aqueles famosos jogos de estratégia, nos quais você deve buscar soluções para resolver uma determinada situação. Charadas também são excelentes opções de exercícios. Pesquisas já mostraram que aquele jogo denominado "Paciência", o qual é jogado com cartas de um baralho, é excelente para exercitar o cérebro, pois desenvolve grande parte de sua capacidade, o força a pensar e a buscar diversas brechas para ganhar o jogo.

  5. 5

    Sem dúvida nenhuma relaxar o cérebro faz parte para exercitá-lo com eficiência, pois se você o sobrecarrega para equilibrá-lo você deve também relaxar, procurar se divertir e se distrair, aliviar a mente. Isso é um exercício cerebral muito importante, pois poucas pessoas conseguem descarregar o cérebro das preocupações, só quem tem um grande domínio sobre ele consegue, por isso é importante treinar isto.

  6. 6

    Um exercício extremamente eficaz é vendar os seus olhos e pedir a alguém que lhe apresente objetos variados, para que você apenas com os seus outros 4 sentidos, menos o da visão, consiga identificá-los. Isso estimula o cérebro, pois como você não está vendo no que está tocando, cheirando, comendo ou ouvindo, o cérebro ganha um estímulo a mais para tentar adivinhar e isso consequentemente ajuda a exercitá-lo.

    Coloque em prática todas essas dicas, treine constantemente que com certeza você chegará numa idade mais avançada com um cérebro mais jovem e saudável.

Comentários
blog comments powered by Disqus