» Hobby » Como Explorar os Museus do Rio de Janeiro

Como Explorar os Museus do Rio de Janeiro

Galeria
MAC Niterói

Que o Rio de Janeiro é a cidade maravilhosa, isso todo o mundo já sabe. Porém, a capital fluminense é muito mais do que belas praias, sol, calor, simpatia carioca e vistas incríveis. O Rio de Janeiro é um centro de muita cultura e arte. Para quem ainda não conhece esse imenso potencial do Rio, veja como explorar os museus do Rio de Janeiro e complemente a sua próxima viagem à cidade maravilhosa com muita cultura, arte e diversão.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Situado na Praça Mauá, bem no coração do Rio de Janeiro, o Museu de Arte do Rio - MAR é formado por dois prédios imponentes que já chamam a atenção do visitante pela beleza de sua arquitetura. Ao todo, são 8 salas de exposições, nas quais é possível visualizar o que há de mais interessante, moderno e atual em matéria de artes plásticas, design e fotografia. Periodicamente, o MAR oferece também jornadas educacionais, encontros culturais, saraus e mini concertos. Aberto de terça a domingo, o museu tem entrada gratuita todas as terças-feiras. Nos outros dias, a meia entrada é oferecida a estudantes, pessoas com deficiência, servidores do Estado do Rio de Janeiro e pessoas com até 21 anos. Idosos, funcionários de museus, estudantes de escolas públicas de nível fundamental e médio, guias turísticos e professores da rede pública contam com a gratuidade em todos os dias de visitação. Sem dúvidas, a melhor forma de acesso até o MAR é via metrô: desça na estação Uruguaiana e caminhe por apenas 10 minutos até o local. Ao final de sua visita, não deixe de tomar um delicioso expresso no Cristóvão Café e Bistrô, existente nas dependências do museu.

  2. 2

    Bem em frente ao mar de Ipanema, a Casa de Cultura Laura Alvim é outra opção para quem deseja um pouco de arte e cultura no Rio de Janeiro. O ambiente oferece exposições de renomados artistas nacionais e internacionais, pocket shows e ainda conta com salas de cinema. A cafeteria é outro espaço que merece destaque, com incríveis cafés, drinks e sucos. Para chegar até a Casa Laura Alvim, desça do metrô na estação General Osório e caminhe até a Avenida Vieira Souto. Se preferir, vá até o local com uma das bicicletas Bike Rio (há um posto para deixar a sua bicicleta bem pertinho do museu).

  3. 3

    Os amantes da arte não podem deixar de conhecer o Museu de Arte Contemporânea - MAC, em Niterói. Projetado por Oscar Niemeyer, o museu é referência internacional em arte e arquitetura. Com funcionamento de terça a domingo, sendo a quarta-feira o dia da gratuidade para todos os visitantes, o MAC oferece exposições, cinema, shows, seminários educativos, fóruns e debates, além de disponibilizar uma biblioteca online com mais de 40 mil títulos sobre arte moderna e contemporânea do Brasil. Para quem está no Rio, basta pegar a barca até Niterói na Pça XV para chegar até o MAC. Você terá a oportunidade de ter uma incrível vista da Baía de Guanabara, em diferentes ângulos!

Comentários
blog comments powered by Disqus