» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como exterminar carrapatos

Como exterminar carrapatos

Galeria
Como exterminar carrapatos

No verão a quantidade de carrapatos tende a aumentar devido a temperatura alta. Esses parasitas causam muitos transtornos e problemas, principalmente relacionados a saúde, pois eles transmitem doenças tanto para os animais quanto para os homens.

É importante saber como se deve combater os carrapatos para garantir a saúde dos seus animais e também dos seus familiares.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Existem vários tipos de carrapatos, mas todas as espécies se alimentam de sangue. Existem várias espécies de carrapatos, o mais comum é conhecido popularmente como carrapato-vermelho-do-cão. Na mata ou em área rurais o mais comum é o carrapato estrela. Independente da espécie, todos são parasitas que prejudicam a saúde.

  2. 2

    Cada fêmea é capaz de colocar até três mil ovos por dia, por isso é importante combater os carrapatos que estão pela casa toda e não só no animal. Ao contrário do que se pensa, eles não ficam sempre fixo nos animais.

  3. 3

    O primeiro sintoma de que seu cachorro está com carrapato é ele se coçar muito. O carrapato pode fazer com que o cão tenha anemia ou passar doenças fatais, como a erliquiose e a babesiose. Para os humanos é comum que eles transmitam doenças graves, como a Doença de Lyne e a Febre Maculosa.

  4. 4

    Combater os carrapatos é mais simples do que parece. Você precisará comprar um carrapaticida e passar em todo ambiente onde seu cachorro tem acesso, até mesmo nas paredes e plantas. Hoje em dia existe grande variedade de carrapaticidas, tanto para passar no ambiente quanto para passar no cachorro. No cachorro o ideal é usar selamectina, ivermectina ou fibronil.

  5. 5

    Passe o carrapaticida dentro da casinha onde o cachorro dorme, nos portões, nos muros e principalmente nas frestas, pois é lá que as fêmeas colocam um número maior de ovos. As camas, as cobertas e todos os acessórios do seu cachorro devem ser lavados.

  6. 6

    Caso o cão tenha acesso a parte interna da casa, você também deverá aplicar o carrapaticida. Lembre-se de que na hora de aplicar o carrapaticida, o cachorro não deve estar no mesmo ambiente, pois isso pode causar danos a saúde dele.

  7. 7

    Se a infestação de carrapatos estiver muito grande, você deverá passar o carrapaticida mais de uma vez, tanto no cachorro quanto no ambiente que ele vive. Se o seu cachorro tem pelos grandes o melhor é fazer o tosa antes de começa o tratamento, mesmo se não estiver em época de tosagem.

  8. 8

    É essencial que o veterinário indique qual carrapaticida você deve usar, pois em muitos casos eles podem causar intoxicação nos animais. Vale lembrar que o uso de carrapaticidas é contra indicado para gestantes, filhotes e fêmeas em fase de lactação.

Comentários
blog comments powered by Disqus