» Saúde » Beleza e Cuidados Pessoais » Como Fabricar Sabonetes

Como Fabricar Sabonetes

Galeria
Como Fabricar Sabonetes

Sabonetes artesanais são itens muito simples de serem fabricados e podem ser vendidos para complementar a renda. Também são ótimos presentes e ficam muito bem ao serem oferecidos em kits ou cestas. Para começar a fazer sabonetes é necessário comprar certas ferramentas e produtos que podem ser encontrados em lojas especializadas. O custo inicial não é muito alto, o que beneficia bastante quem quiser comercializar esses produtos.
Preparamos um guia ensinando como fabricar sabonetes artesanalmente. A técnica é essencialmente a mesma tanto para sabonetes simples quanto para modelos mais elaborados. Com um pouco de prática é possível fazer os mais diversos tipos e até mesmo criar modelos originais.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Essência para sabonetes
  • Forma de acetato ou silicone
  • Fixador
  • Corante
  • Barra de glicerina
  1. 1

    Pique a glicerina em barra e separe em um recipiente seco. Existem dois tipos de glicerina, a transparente e a fosca. Ambas possuem propriedades parecidas, se diferenciando apenas na aparência. A transparente costuma render produtos mais atraentes e por isso é mais utilizada. Coloque a glicerina em uma panela esmaltada em banho-maria. Espere derreter e acrescente gotas da essência escolhida, assim como do fixador e do corante. A quantidade dessas substâncias depende do tanto de glicerina que será derretido por vez. Para metade de uma barra de glicerina use 20 gotas de essência, 15 de fixador e 3 ou 5 de corante. Misture tudo e despeje nas formas. Evite ao máximo mexer demais a mistura, isso causa espuma e deixa os sabonetes menos bonitos.

  2. 2

    Espere uma ou duas horas antes de desenformar. Não é preciso passar óleo nas formas, se o sabonete estiver seco, não há perigo de agarrar e quebrar. Evite mexer ou transportar as formas enquanto o produto endurece. Formas de silicone são muito fáceis de manusear. Se estiver usando as de acetato, jogue-as de uma altura de 10 centímetros em cima da mesa, com a face aberta para baixo. Não use facas ou espátulas para soltar o sabonete, isso pode danificar o produto.

  3. 3

    Para fazer sabonetes diferentes, use a imaginação. Se quiser misturar sementes ou grãos, coloque-os primeiro na forma. Em alguns casos e necessário colá-los com um pouco de glicerina no fundo da forma, já que podem boiar se não o fizer. Buchas vegetais também ficam bonitas dentro de sabonetes. Recorte um pedaço e reserve. Jogue um pouco da mistura na forma, ajeite a bucha por cima e complete com mais base para sabonetes. Tenha certeza de que a bucha não é muito grande e que não ocupará todo o espaço da forma. Talvez seja necessário usar uma espátula para fazer a bucha incorporar a mistura.

Dicas e AVISOS
  • Depois de prontos, embrulhe os sabonetes em plástico próprio e cole uma etiqueta
  • Não retire a crosta que se forma ao jogar a mistura na forma
Comentários
blog comments powered by Disqus