» Família » Férias e Planejamento de Viagens » Como faço para tirar passaporte

Como faço para tirar passaporte

Galeria
Como faço para tirar passaporte

O requerimento de um passaporte hoje no Brasil é feito exclusivamente através do site do Departamento de Polícia Federal e com o preenchimento eletrônico do formulário que só pode ser feito online. Para quem não sabe, existem alguns tipos de Passaporte, e é importante saber exatamente qual tipo solicitar.

Alguns tipos de passaportes emitidos pelo Departamento de Polícia Federal: Passaporte Comum, (para brasileiros) Passaporte de Emergência e o Passaporte para estrangeiros. Existe também o Laissez-Passer, que é um documento de viagem concedido a um estrangeiro que não tenha um documento de viagem reconhecido pelo Governo Brasileiro.

Para quem deseja solicitar um passaporte fora do Brasil, deve dirigir-se a um consulado ou embaixada brasileira do país onde se encontra, e o tempo para emissão varia de país para país.

Tirar um passaporte no Brasil é fácil e sem complicações. Basta seguir os passos indicados e ter todos os documentos necessários.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para começar, deve-se preencher um formulário eletrônico de solicitação e agendamento no site da Polícia Federal, tenha em mãos todos os documentos: Cadastro de Pessoa Física, (CPF) Registro Geral, (RG) Certidão de Nascimento, Titulo de Eleitor e Documento de situação militar(no caso de homens).

    Para quem tiver dúvidas na hora do preenchimento existe um serviço telefônico para esclarecer qualquer duvida e pode ser acessado através do numero 194.

    Depois de preencher todos os dados, o sistema vai gerar um boleto para pagamento, o GRU (Guia de Recolhimento da União) e o valor atualmente para a emissão de um passaporte e de R$156.07 (fevereiro/2013).

  2. 2

    O agendamento dever ser feito no site da Polícia Federal após ter concluído o preenchimento da solicitação.

    Compareça ao posto de atendimento da Polícia Federal com todos os documentos originais, guia de pagamento da GRU e protocolo da solicitação. Não e necessário levar fotografias, que e feita no momento do atendimento e sem nenhum custo adicional.

  3. 3

    O atendimento, na maioria das vezes, não é muito demorado, e o processo é simples: você apresenta a solicitação, faz a foto e tem as digitais recolhidas eletronicamente sem sujar as mãos.

    A assinatura também e recolhida eletronicamente.

    O andamento do processo pode ser consultado através do site da policia federal e na data e hora indicadas você retira pessoalmente o passaporte apresentando um documento de identidade, basta assinar o recibo e pronto.

    Todos os passaportes emitidos a partir de dezembro de 2010 já vem na cor azul e com dispositivo eletrônico de gravação de dados (chip).

Comentários
blog comments powered by Disqus