» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como falar sobre si em uma entrevista de emprego

Como falar sobre si em uma entrevista de emprego

Galeria
Como falar sobre si em uma entrevista de emprego

A maioria das entrevistas de emprego se inicia com perguntas simples, basta ao candidato respondê-las de forma clara. Falar de nós mesmos geralmente nos traz um sentimento difícil de explicar. Não é errado dizer que esta leitura pessoal é uma explanação das qualidades e no mínimo, uma amnésia dos defeitos. Falar de si mesmo exige maturidade e sinceridade.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Em todas as entrevistas o momento de falar de si mesmo sempre chega, é o instante mais importante para o entrevistador, que devido a sua experiência já sabe um pouco sobre o entrevistado, mas quer ouvir da boca do indivíduo. Falar pouco é errado e falar muito é mais errado ainda. Falar corretamente é o caminho ideal para atingir o objetivo de ser contratado. Mantendo a tranquilidade e comente somente sobre os seus objetivos, e afirme que você é uma pessoa esforçada e dedicada. Enalteça suas qualidades, mantendo o cuidado para não parecer esnobe, por isso é importante falar que se precisa do emprego, tanto para adquirir experiência, quanto para continuar os estudos.

  2. 2

    Depois de citar algumas de sua qualidades, apresente também alguns dos seus defeitos. Comente sobre os defeitos menores, jamais se chega à entrevista dizendo que se acha mentiroso. Cite uns dois defeitos, mas não esqueça, afirme com segurança que você é uma pessoa esforçada e que está empenhado em corrigir esses defeitos. Seja humilde, fale que você é uma pessoa comum, como todas as outras, que erra e que aprende com os próprios erros.

  3. 3

    Após lidar com o tema das qualidades e dos defeitos, possivelmente o entrevistador fará mais algumas perguntas sobre metas, objetivos e trabalho em equipe. Sua sinceridade é vital, mas claro que algumas dicas irão lhe ajudar. Você deverá afirmar que tem facilidade de trabalhar em equipe, e que isso acontece desde os tempos de escola, talvez pelo fato de saber ouvir a opinião do grupo e pela habilidade que possui para resolver problemas inesperados. Sua meta deve ser de curto prazo, jamais algo futuro. Neste caso, pode ser conquistar o emprego e estabilizar-se profissionalmente.

  4. 4

    Tendo em vista que as últimas palavras sempre são as mais lembradas depois de qualquer conversa, o ideal é que você encerre seu discurso sobre qualidades, defeitos, metas, objetivos e outros temas, enaltecendo suas qualidades e citando duas fontes que farão o entrevistador ter a certeza de que você é a pessoa certa para aquela empresa.

Dicas e AVISOS
  • De ênfase às qualidades, nunca aos defeitos.
Comentários
blog comments powered by Disqus