» Hobby » Cultura e Sociedade » Como fazer a captação de recursos para projetos culturais

Como fazer a captação de recursos para projetos culturais

Galeria
Como fazer a captação de recursos para projetos culturais

Hoje em dia no brasil existem diversos tipos de organizações não governamentais que elaboram e auxiliam o governo na produção de projetos culturais. Algumas dessas organizações recebem capital direto do governa, outras caminhas com suas próprias pernas, outras recebem a ajuda de grandes empresas dos mais variados tipos, ou vivem de doações de pessoas físicas e terceiros. O primeiro passo para conseguir recursos para seu projeto é a elaboração do mesmo, decidir a área de atuação, ver o que você fará, calcular a média de gasto, manutenção, quantas pessoas pode atender, ou seja, um planejamento geral do projeto cultural que você deseja realizar para assim poder apresenta-lo a terceiros, para conseguir a captação de recurso necessário para coloca-lo em prática. Um exemplo hoje de projeto cultural é o pontocine, um cinema que a petrobras, uma empresa brasileira de economia mista, patrocina com subsídios a entrada de professores, escolas públicas, grupo de idosos e muitos outros com o valor da meia-entrada para assistirem aos filmes, este cinema valoriza o cinema brasileiro e só passa filmes criados aqui no brasil.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiramente você deve decidir o público alvo do seu projeto, analisar as circunstâncias e planeja-lo com tudo que o público terá acesso e todos os seus gastos, após isto você pode decidir apresentar o seu projeto tanto para empresas privadas ou tentar em algum orgão governamental, sendo que o governo patrocina só certos tipos de projetos, é melhor pesquisar se o seu se encaixa em um dos desses perfieis. O mais importante aqui é que seu projeto seja transparente , pois assim as empresas privadas poderão doar seu dinheiro para realiza-lo e deduzirem dos impostos das mesmas, mas para isso você terá que mostrar tudo que faz com o dinheiro que eles lhe repassam, comprovando com notas fiscais e assim, o mesmo procedimento ocorre com o sistema governamental, com exceção de dedução de impostos. Mas não é tão fácil conseguir esses recursos, é um processo demorado, cheio de burocracias, basta esperar e não desistir se você realmente deseja captar recursos seja do governo ou de empresas privadas, exemplos de empresas que promovem projetos pelo mundo são a coca-cola , a nike, nestle, entre muitas multinacionais e transnacionais.

  2. 2

    Projetos culturais não visam o lucro, visam a aproximação das pessoas da cultura do seu próprio país, isto pode não lhe trazer dinheiro, mas muita satisfação em poder aproximar as pessoas de um tipo de lazer que muitas vezes elas não teriam acesso.

Comentários
blog comments powered by Disqus