» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como fazer a introdução de um trabalho

Como fazer a introdução de um trabalho

Galeria
Como fazer a introdução de um trabalho

No momento de produzir um trabalho textual para a escola, para a faculdade ou até mesmo para o emprego, o que mais incomoda algumas pessoas é o pontapé inicial: as primeiras palavras, as primeiras frases, o primeiro parágrafo. Há quem afirme que depois disso todo o resto do texto flui naturalmente.
Em diversos livros, sites e blogs podemos encontrar diversas dicas sobre como escrever bem um texto, no entanto, aqui nós vamos nos deter apenas na elaboração de uma boa introdução.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Em primeiro lugar, você sabe sobre o que você deve escrever.
    Fazer uma introdução, e automaticamente um texto, significa que há domínio sobre aquilo que se escreve, ou ao menos uma opinião preliminar. Como em todo o texto, não se deve enrolar ou "encher linguiça" sobre um assunto que você desconheça ou não saiba com profundidade. Qualquer leitor é capaz de identificar esse tipo de problema e a leitura do seu texto pode ser abandonada antes mesmo do fim.

  2. 2

    A introdução deve conter a ideia central de todo o texto que será desenvolvido.
    Caso trate-se de um trabalho dissertativo, a sua opnião deve estar expressa desde o início, isso fundamentará todos os argumentos apresentados ao longo do texto. É possível realizar tal feito utilizando apenas um parágrafo, introduções não devem ser muito longas ou cansativas.

  3. 3

    Lembre-se que o seu texto deve atrair pela originalidade. Para isso, é importante usar as palavras adequadas e precisas, fugindo ainda de chavões ou opiniões rasas. A ideia, ou o assunto, ou o tema do seu texto deve ser apresentada também sem desvios, sem muitos detalhes.
    Seja claro! Desde o início o seu leitor deverá saber o conteúdo que o aguarda.

  4. 4

    Objetivamente, são vários os modos de introduzir um tema. Pode-se fazer na introdução uma espécie de trajetória histórica, contraponto ações do passado com o presente; pode-se preocupar com a definição e conceitualização do tema principal, expondo o seu significado ou o seu sentido; pode-se elaborar interrogações sobre o assunto proposto, afim de desenvolvê-los e problematizá-los ao longo do texto...
    Enfim, em meio a diversidade de saídas, o importante é garantir o controle sobre o que se escreve, chamando com isso a atenção do leitor.

  5. 5

    O autor alcança êxito, quando consegue fisgar o leitor logo na introdução do texto e motivá-lo, por meio das ideias e do uso correto da norma culta da língua, a chegar até o final, acompanhando a construção da opinião e dos argumentos ao longo dos períodos.
    No entanto, essa é uma arte que deve ser exercitada ao longo do tempo.
    Nutrir o hábito de ler diferentes tipos de textos como revistas, jornais e obras de literatura somado ao hábito de escrever pode melhorar muito a sua capacidade de pensar sobre algo e escrever sobre ele.

Comentários
blog comments powered by Disqus