» Tecnologia » Eletrônicos » Como fazer aplicativos para android

Como fazer aplicativos para android

Galeria
Como fazer aplicativos para android

Com a recente onda de celulares com a tela sensível ao toque que foi engrenada pelo iPhone da Apple, isso acabou abrindo um novo e promissor espaço a ser explorado no mercado. Percebendo esta tendência, a Google adquiriu a Android Inc. no ano de 2005 criando o seu representante de sistema operacional para dispositivos móveis utilizando a tecnologia de tela sensível ao toque, tecnologia esta muito bem explorada pela Apple.
Esse sistema operacional chama-se Android e tem como base o kernel (núcleo) do Linux, um sistema operacional gratuito. Por esse motivo, o desenvolvimento de aplicativos para celulares com sistema operacional Android é completamente gratuito, tanto nas ferramentas utilizadas (ambiente de desenvolvimento), quanto na linguagem utilizada, o Java.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Como opções de ambientes de desenvolvimento, o programador pode escolher realizar o download de ferramentas gratuitas de desenvolvimento para projetos em Java, como o NetBeans ou Eclipse como mais conhecidos e baixar os plugins para desenvolver para Android.
    Ele pode ainda realizar o download gratuito do MotoDev, uma ferramenta própria para o desenvolvimento para esse sistema operacional criado pela Motorola. Na página eletrônica da Motorola você poderá baixar gratuitamente através do link http://developer.motorola.com/, mas antes deverá realizar o cadastro.

  2. 2

    Quanto ao desenvolvimento de um aplicativo propriamente dito, difere-se para o desenvolvimento de um projeto comum em Java. Num projeto comum cria-se e instancia-se um objeto jButton (botão) no próprio código fonte Java.
    No caso do Android, é necessário criar o objeto botão no arquivo XML do projeto e criar uma variável do tipo Button no código fonte Java e para instanciar a variável criada no código fonte Java é preciso referenciar com o botão criado no arquivo XML.
    A percepção da importância do arquivo XML será a maior dificuldade do desenvolvedor, pois o restante serão pequenas diferenças que todos os desenvolvedores costumam encontrar ao aprender uma nova ferramenta, coisas facilmente contornáveis para quem possui algum conhecimento no desenvolvimento Java.

  3. 3

    Para realização de testes em projetos criados existe o emulador Android que será instalado automaticamente em seu computador quando você dizer a instalação de um dos programas anteriormente citados. Como há várias versões desse sistema operacional, será possível então emular um celular no computador executando o projeto recém criado.
    Com estes passos é possível criar aplicativos para celulares Android, mas para tal é realmente necessário ter conhecimento profundo em programação. Vale lembrar que é uma tecnologia relativamente nova, desta forma, é de se esperar que não existam muitos fóruns consolidados na internet abordando este assunto, porém é um mercado em expansão e sujeito a ótimas oportunidades.

Comentários
blog comments powered by Disqus